Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2008

4 milhões fazem o Enem neste domingo.
Número de inscritos é recorde na edição de 2008. O G1 traz a cobertura completa da prova.
4 milhões fazem o Enem neste domingo.
Foto: Roney Domingos/G1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (31) com número recorde de público. Mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação.

A prova será aplicada das 13h às 18h (horário de Brasília) e o gabarito oficial está previsto para às 19h. O G1 traz a cobertura completa, com comentários de alunos, de professores e correção elaborada pelos cursinhos Anglo e Etapa.


O Enem é utilizado por mais de 500 universidades para ingresso no vestibular, e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.


Os portões de acesso às salas de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Após este horário não será admitida a entrada nos locais de prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a prova, recomenda que os candidatos cheguem com antecedência de uma hora. Para fazer a avaliação é necessário levar:

*
Carteira de identidade com foto (vale habilitação para dirigir, carteira de trabalho ou de conselho profissional, desde que tenham fotografia) – sem isso não será possível responder à avaliação.
*

Comprovante de inscrição, que foi remetido pelos Correios. Caso o candidato não tenha recebido, é preciso levar o comprovante de entrega da ficha de inscrição.
*

Folha do questionário socioeconômico fornecido pelo Ministério da Educação (MEC).
*

Lápis preto, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.

Durante o exame é proibido usar livros, manuais, anotações, calculadoras, agenda eletrônica ou qualquer instrumento de comunicação, como telefone celular, pager, bip, walkman, mp3 player ou gravador.

Como é a prova



A avaliação é composta por 63 questões objetivas e por uma redação, que deve ser escrita sob a forma de texto dissertativo-argumentativo. Confira as dicas para fazer uma boa redação .

O horário mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas; assim, o estudante só poderá entregar sua prova a partir das 15h. Quem ficar quatro horas ou mais no exame poderá levar o caderno de provas para casa.

Resultados

Os gabaritos oficiais dos testes saem neste domingo, por volta das 19h. O boletim que informa o desempenho do aluno não tem data definida de divulgação pelo MEC. A previsão é que as notas sejam enviadas via Correio na segunda quinzena de novembro.

Números

Em sua 11ª edição, o Enem 2008 recebeu 4.004.715 inscrições, tanto pela internet quanto pelas agências dos Correios. No ano passado, 3,5 milhões se inscreveram ao exame, que ocorre desde 1998.

De acordo com dados preliminares, a região Sudeste teve o maior número de inscritos, com 1.887.779 candidatos. São Paulo recebeu 1.052.031 inscrições e foi o estado com o maior número de concorrentes.

Com 289.360 candidatos, a região Norte foi a que teve a menor adesão ao Enem. Na seqüência, vêm as regiões Centro-Oeste (324.704), Sul (484.948) e Nordeste (1.017.634). O balanço consolidado de inscritos e participantes só deve sair no final do ano.

As mulheres são as que mais se interessam pelo exame: são 2.431.413 candidatas. Já os inscritos do sexo masculino somam 1.477.414. Os que não responderam a essa opção ficaram em 95.888.

4 milhões fazem o Enem neste domingo.
Número de inscritos é recorde na edição de 2008.
O G1 traz a cobertura completa da prova.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir