Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-09-2008

Índia luta para resgatar meio milhão de pessoas
Indianos enfrentam enchente em Madhepura, no nordeste do país
Índia luta para resgatar meio milhão de pessoas
Foto: Aftab Alam Siddiqui/AP

MADHEPURA, Índia, 1 Set 2008 (AFP) - Pelo menos meio milhão de pessoas estão presas nesta segunda-feira no norte da Índia, sem alimentos e sem água potável, duas semanas após as tempestades que mudaram o curso de um rio e inundaram centenas de povoados.

Dezenas de milhares de sobreviventes estão em alojamentos provisórios, onde a tensão aumenta pela escassez de alimentos.

Oitenta pessoas morreram nas inundações, segundo autoridade de Patna, a capital do estado de Bihar, onde as chuvas foram consideradas pelas autoridades indianas "as piores dos últimos 50 anos". O número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

Mais de meio milhão de pessoas já foram retiradas da região. No entanto, outro meio milhão ainda estão presas, sem alimentos e sem água, declarou nesta segunda-feira à AFP o coordenador da gestão do desastre, Prataya Amrit.

A catástrofe começou quando as chuvas de monções provocaram a cheia do rio Kosi, na fronteira entre a Índia e o Nepal, dia 18 de agosto. As águas do Kosi entraram no curso de um rio que estava seco havia séculos e arrasaram centenas de povoados.

O Exército enviou à zona pessoal, helicópteros e embarcações para tentar resgatar as pessoas afetadas ainda presas.

Todo ano, entre junho e setembro, no norte e no leste da Índia, as chuvas de monções transbordam rios, inundando povoados inteiros e matando centenas de pessoas, além de destruir arrozais e matar gados.

A Índia foi atingida ano passado por tempestades que deixaram mais de 2.200 mortos e dezenas de milhões de pessoas prejudicadas.

Índia luta para resgatar meio milhão de pessoas nas inundações.

Indianos enfrentam enchente em Madhepura, no nordeste do país. O governo da Índia enviou médicos para as regiões alagadas no norte do país para controlar surtos de doenças entre as vítimas da enchente que lotam os abrigos. Pelo menos meio milhão de pessoas estão presas nos locais alagados, sem comida nem água potável.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir