Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-09-2008

Primeiro-ministro do Japão anuncia sua renúncia
O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, anunciou nesta segunda sua renúncia em meio a impasse político no país
Primeiro-ministro do Japão anuncia sua renúncia
Foto: EFE

O impopular primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, anunciou nesta segunda-feira sua renúncia, para tentar quebrar um impasse político.

Fukuda, de 72 anos, vinha tendo dificuldades para lidar com um Parlamento dividido entre o partido e a oposição. Ele deixa o cargo menos de um ano depois de assumi-lo.

"Hoje decidi renunciar. Necessitamos de uma nova equipe para tratar com a nova legislatura", informou Fukuda. "Para priorizarmos o sustento das pessoas, não pode haver vácuo político devido à barganha política ou políticas relapsas", completou.

Apesar da baixa popularidade, sua renúncia causou surpresa no país. Ela foi anunciada há apenas cerca de um mês de uma reforma ministerial.

Um novo primeiro-ministro deve ser eleito em setembro de 2009, já que a renúncia não significa que uma nova eleição deva ser realizada imediatamente. Enquanto isso, o Partido Liberal Democrata (PLD) deve escolher um novo líder e levar o nome para aprovação do Parlamento.

As mudanças se perpetuam na política japonesa desde que o popular Junichiro Koizumi deixou o cargo de primeiro-ministro há dois anos. O sucessor de Koizumi, Shinzo Abe, permaneceu um ano no cargo e renunciou em setembro do ano passado.

Fukuda, filho de um ex-primeiro-ministro do Japão e considerado um experiente político que traria estabilidade ao cargo, finalizou seu mandato quase no mesmo tempo de Abe. Nenhum dos dois foi eleito nas urnas, pois foram designados por seu partido como sucessores de Koizumi, escolhido por eleições em 2005.

O ainda primeiro-ministro, que em julho organizou a cúpula de líderes do G8 (os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia) no Japão, afirmou que iniciou os trâmites para escolher um novo presidente do PLD, cargo que há mais de meio século ajuda o ocupante do posto de chefe de governo no Japão. Fukuda instalou recentemente seu aparente sucessor, o ministro do Exterior, Taro Aso, como secretário-geral do partido.

Divisão
A profunda divisão entre o governo e oposição no Parlamento vinha sendo uma das principais dificuldades enfrentadas pela coalizão governista, especialmente na tentativa de aprovar um projeto de lei que prorroga a missão militar de reabastecimento de embarcações dos Estados Unidos no Oceano Índico.

Os partidos de oposição são contrários à prorrogação. O projeto deve ser submetido à apreciação do Parlamento japonês no período legislativo extraordinário que começa no dia 12 de setembro.

A missão japonesa no Oceano Índico é feita com embarcações da Força Marítima de Autodefesa do país.

Primeiro-ministro do Japão anuncia sua renúncia.

O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, anunciou nesta segunda sua renúncia em meio a impasse político no país.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir