Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-09-2008

Louisiana e Nova Orleans avaliam danos de "Gustav"
Homem observa �gua que ronda sua casa ap�s a passagem do furac�o Gustav por Chauvin, na Louisiana
Louisiana e Nova Orleans avaliam danos de
Foto: Amy Sancetta/AP

Nova Orleans (EUA), 2 set (EFE).- As autoridades da Louisiana e de Nova Orleans come�aram hoje a avaliar os danos provocados pelo furac�o "Gustav", com o al�vio de que n�o se vislumbram efeitos catastr�ficos.

Os diques de Nova Orleans ag�entaram a press�o da �gua e as fortes chuvas, segundo uma primeira avalia��o dos engenheiros, j� que o impacto de "Gustav" - ent�o um furac�o de categoria dois com ventos de 175 km/h - foi muito menor que o de "Katrina", em 2005.

Algumas ruas da cidade est�o inundadas, as �rvores que ca�ram bloqueiam o tr�nsito em muitas estradas e parte da fia��o el�trica est� sobre o ch�o.

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, reiterou hoje aos moradores da cidade que n�o voltem ainda, e que esperem pelo menos at� amanh� ou quinta-feira, para dar tempo � limpeza.

Dois milh�es de pessoas foram evacuadas de toda a regi�o do sul da Louisiana antes da passagem do "Gustav".

Nagin se mostrou satisfeito com a resposta da cidade e, principalmente, pelo fato de "Gustav" n�o ter sido a "tempestade do s�culo", como ele mesmo disse no s�bado quando pediu que a popula��o sa�sse de Nova Orleans.

Os estragos na rede el�trica s�o o principal problema agora do sul da Louisiana, j� que 750 mil pessoas ficaram sem eletricidade nessa zona, no Texas e no Mississipi, devido � ruptura de uma linha central da companhia Entergy.

Estima-se que apenas amanh� ser� poss�vel iniciar as tarefas de conserto dos cabos el�tricos e que levar� duas semanas, pelo menos, para reparar todas as imperfei��es.

Sobre o n�mero de v�timas fatais, as autoridades mant�m o n�mero de sete mortos no sul da Louisiana.

Quatro deles eram pacientes em estado muito grave que morreram quando foram transferidos de hospitais em Nova Orleans.

As outras pessoas morreram em dois incidentes diferentes, devido � queda de �rvores.

Em sua passagem pelo Haiti, Rep�blica Dominicana e Jamaica, "Gustav" deixou 96 mortos e grandes danos econ�micos nesses tr�s pa�ses e em Cuba, onde n�o houve v�timas fatais.

Outro problema que a Louisiana enfrenta hoje � a falta de fornecimento de gasolina, segundo o governador do estado, Bobby Jindal.

As refinarias situadas no estado t�m combust�vel para tr�s dias e, por isso, Jindal solicitou ao Departamento de Energia dos EUA que ofere�a provis�o da reserva de petr�leo do pa�s.

As plataformas de extra��o de petr�leo e g�s natural do Golfo do M�xico e as refinarias de petr�leo de toda a regi�o n�o foram muito danificadas e, em conseq��ncia disso, o pre�o do petr�leo ca�a hoje em todos os mercados.

Em uma primeira estimativa, calcula-se que "Gustav" ter� um impacto econ�mico de US$ 10 bilh�es, segundo as companhias de seguros.

Louisiana e Nova Orleans avaliam danos de "Gustav" e come�am limpeza das ruas.

Homem observa �gua que ronda sua casa ap�s a passagem do furac�o Gustav por Chauvin, na Louisiana. Estados avaliam danos e come�am limpeza das ruas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir