Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 02-09-2008

Tempestade Hanna deixa ao menos 14 mortos no Haiti
Homem atravessa campo inundado ap�s a passagem da tempestade tropical Hanna, em L"Artibonite, Haiti
Tempestade Hanna deixa ao menos 14 mortos no Haiti
Foto: Ariana Cubillos/AP

da Folha Online

Um dia depois de causar chuvas e inunda��es no Haiti --e deixar ao menos 14 mortos no pa�s--, a tempestade tropical Hanna perdeu for�a e segue para as Bahamas nesta quarta-feira em uma das piores temporadas de furac�es do Atl�ntico nos �ltimos anos.

Hanna chegou � regi�o s� alguns dias ap�s a passagem do furac�o Gustav, que deixou um rastro de destrui��o pelo Caribe e pela costa americana. No total, o Gustav matou 103 pessoas.

A d�cima tempestade tropical da temporada, Josephine, j� come�ou a se formar pr�xima das ilhas de Cabo Verde, no Caribe. Nesta ter�a-feira o Centro Nacional de Furac�es americano (NHC, em ingl�s) informou que o fen�meno pode se transformar em furac�o.

Enquanto isso, a tempestade tropical Ike, que est� entre a �frica e as Pequenas Antilhas, se fortaleceu ligeiramente e apresenta ventos m�ximos sustentados de 95 km/h. O olho de Ike est� a 1.785 quil�metros das ilhas de Sotavento.

Haiti

No Haiti, pa�s mais afetado pela seq��ncia de tempestades e furac�es, Hanna trouxe fortes chuvas que inundaram v�rias regi�es. "A situa��o � a pior poss�vel", disse Vadre Louis, oficial na ONU (Organiza��o das Na��es Unidas) na cidade de Gonaives. "O vento est� arrancando �rvores. Casas est�o alagadas. Carros n�o podem passar nas ruas. Voc� n�o pode resgatar ningu�m, onde quer que esteja", afirmou.

Segundo os �ltimos dados das autoridades locais, Gonaives parece a regi�o mais atingida no norte haitiano, embora informem que diversos pontos do pa�s sofreram os efeitos de Hanna, que poderia retornar � classifica��o de furac�o.

Segundo relatos, faltam comida e �gua na cidade j� que mercados e armaz�ns est�o inundados e a comunica��o � dif�cil pois n�o h� eletricidade e os habitantes n�o podem recarregar seus telefones.

O secret�rio de Seguran�a P�blica, Eucher Luc Joseph, afirmou que o presidente do pa�s, Ren� Pr�val, est� "muito preocupado" com a situa��o e convocou "uma cadeia de solidariedade" para enfrentar a situa��o criada pelo fen�meno.

Gustav

Enquanto isso, na costa americana, Louisiana continua em estado de emerg�ncia por causa de estragos de Gustav, que agora � depress�o tropical.

Os diques de Nova Orleans ag�entaram a for�a dos ventos e ressacas, por�m o governador Bobby Jindal e o prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, afirmaram que o perigo n�o passou e recomendaram que as pessoas n�o retornem at� esta quinta-feira (4).

Segundo Jindal, a falta de fornecimento de gasolina pode ser um grave problema, porque as refinarias do Estado disp�em de reserva de combust�vel somente para os pr�ximos tr�s dias. Ele pediu ao Departamento de Energia dos EUA que forne�a parte da reserva de petr�leo do pa�s. Ainda segundo o governador, os munic�pios de Terrebonne, Lafourche e St. Mary foram os mais atingidos pela passagem de Gustav, ainda como furac�o.

A situa��o tamb�m � complicada para os dois milh�es de refugiados que se abrigam em hot�is, albergues, igrejas, e casas de amigos e familiares. A maior parte deles passou a noite sem eletricidade, sem televis�o e sem telefones. A troca das poucas informa��es existentes foi realizada por mensagens de texto.

"H� danos em toda a cidade e a tarefa principal hoje � o socorro aos desabrigados e a avalia��o de limpeza e reparo", declarou o prefeito Ray Nagin.

Contudo, diante da trag�dia causada pelo furac�o Katrina, h� tr�s anos, Nagin se mostrou satisfeito com a resposta da cidade e, sobretudo, por Gustav n�o ter sido "a tempestade do s�culo", como ele mesmo disse no s�bado (30) ao decretar retirada obrigat�ria.

Josephine

A pr�xima amea�a da temporada � a tempestade Josephine que, segundo o NHC, est� a 205 km a sudoeste do extremo sul de Cabo Verde. A tempestade se movimenta em dire��o a oeste com velocidade de 24 quil�metros por hora e espera-se que continue sua trajet�ria rumo a noroeste durante os pr�ximos dias.

Josephine tem ventos m�ximos sustentados de 65 km/h, com rajadas mais fortes, e os analistas prev�em que "pode se transformar em furac�o nos pr�ximos dois dias".

Tempestade Hanna deixa ao menos 14 mortos no Haiti.

Homem atravessa campo inundado ap�s a passagem da tempestade tropical Hanna, em L"Artibonite, Haiti. A tempestade deixou ao menos 14 mortos no Haiti.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir