Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Bush viaja para contabilizar danos do Gustav
�rvore ca�da � vista no jardim em frente ao Capit�lio na Louisiana (EUA)
Bush viaja para contabilizar danos do Gustav
Foto: AFP

da Folha Online
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, viaja a Baton Rouge, na Louisiana, nesta quarta-feira, para participar de reuni�es a respeito dos danos ocasionados pela passagem do furac�o Gustav pela regi�o, na segunda-feira (1�). Na ocasi�o, Gustav era furac�o. Depois, perdeu for�a e tornou-se tempestade tropical e, agora, � apenas depress�o tropical.

Os EUA, agora, enfrentam a amea�a do furac�o Hanna, que j� matou ao menos 26 pessoas no Haiti e pode atingir a Fl�rida e a Ge�rgia no fim desta semana.

Desde o �ltimo fim de semana, Bush tem feito um �bvio esfor�o para se afastar da imagem de neglig�ncia que imprimiu ao demorar para dar apoio �s v�timas da passagem do furac�o Katrina pela mesma regi�o, em 2005.

"Estamos gratos que os danos em Nova Orleans [a cidade mais atingida pelo Katrina] e por todo o golfo tenham sido menores que o esperado", disse Bush. "Orientei os governadores de Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas a responder firmemente e em coopera��o direta com o governo federal."

H� localidades de Louisiana que permanecem sem energia el�trica, sem �gua e sem esgoto desde a passagem do Gustav. Na segunda-feira (1�), Bush visitou centros de coordena��o de apoio no Texas, para onde foi levada parte das duas milh�es de pessoas que obedeceram ao alerta de retirada. Ontem (2), algumas pessoas come�aram a retornar �s casas.

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, pediu aos desalojados que avaliem a situa��o da cidade. "Queremos que voc�s venham � cidade, verifiquem sua propriedade, decidam se est�o confort�veis e fa�am uma inteligente op��o sobre ficar nesse ambiente ou n�o."

Os EUA atribuem atualmente nove mortes ao Gustav, sendo quatro de doentes mortos durante o esvaziamento do hospital em que estavam internados.

Com Associated Press e Reuters

Bush viaja para contabilizar danos do Gustav; Hanna amea�a EUA.

�rvore ca�da � vista no jardim em frente ao Capit�lio na Louisiana (EUA). Os estragos foram provocados pela passagem do furac�o Gustav na regi�o.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir