Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 04-09-2008

QUERO UM CORRUPTO ARREPENDIDO!
O competente t�cnico Bras�lia e o auxiliar Didiu, est�o fazendo um trabalho de base com o apoio do futebolista Armando Zanata
QUERO UM CORRUPTO ARREPENDIDO!

Juliano Ribeiro Almeida

A convers�o sempre foi um discurso de marketing infal�vel. S�o Francisco de Assis at� hoje comove e seduz jovens que descobrem que ele j� foi, antes de se converter, um bo�mio, um "filhinho-de-papai", exc�ntrico representante da juventude irrespons�vel de todos os tempos. As religi�es todas adoram exibir os seus rec�m-convertidos, chamados de "ne�fitos" (neo, novo; fit�s, plantado), na tentativa de atrair ao seu credo pessoas que concluam: "se fez bem a ele, far� bem a mim tamb�m". � comum encontrarmos evang�licos promovendo espet�culos com o testemunho de "ex-cat�licos-macumbeiros" que contam como se libertaram da idolatria e conheceram Jesus. �s vezes aparecem tamb�m ex-evang�licos que contam ter tido vis�es da Virgem Maria e se converteram � f� cat�lica.

Ambos os credos t�m conseguido bons resultados apresentando grandes pregadores midi�ticos que se converteram de uma vida desviada. Existem muitas ex-prostitutas, ex-bruxas, ex-narcotraficantes e at� ex-homossexuais (sic). Mas nunca vi um pol�tico ex-corrupto. Veja bem: � f�cil encontrar ex-pol�ticos, que geralmente s�o aqueles que se decepcionaram com a pol�tica e desistiram da carreira; mas pol�ticos ex-corruptos n�o aparecem no mercado! Eu queria ouvir algu�m dizendo: "confesso que fui um pol�tico sujo, desviei recursos p�blicos, fui um parlamentar comprado, troquei de partido por interesse econ�mico, cobrei propina, empreguei parentes, comprei votos, mandei matar meu advers�rio...". Por que ser� que n�o se ouve esse tipo de testemunho?

Uma das respostas talvez seja que � mais f�cil acreditar que um gay se transformou por milagre num heterossexual, e nunca mais desejou uma pessoa do mesmo sexo, do que acreditar que um pol�tico corrupto esteja realmente arrependido e disposto a ser diferente na vala comum dos carreiristas partid�rios. Outra tentativa de explica��o seria a de que simplesmente n�o existam ex-corruptos, porque o mercado ainda lhes � favor�vel, a impunidade ainda n�o permitiu a suas consci�ncias nenhuma sombra de castigo divino que os ameace, enfim, ainda h� espa�o para mais roedores de verbas p�blicas, a fonte est� longe de secar.

Eu me converteria, com certeza. E muitos fariam o mesmo se ouvissem claramente algu�m reconhecer diante do tribunal (o do Poder Judici�rio ou pelo menos o de Cristo) que, sim, a pol�tica no Brasil est� suja e precisa de uma reforma urgente. Eu mudaria a minha f� (n�o a f� religiosa, mas a f� de cidad�o desiludido) se eu ouvisse algum pol�tico convertido dizer os podres que conheceu, os caminhos e os macetes da pouca-vergonha. E est� a� a terceira e mais l�gica explica��o do porqu� n�o existirem ex-corruptos na m�dia: porque seriam muito provavelmente mortos. Nem os traficantes s�o t�o vingativos quanto os pol�ticos sujos. Nem o crime organizado � t�o organizado quanto a corrup��o institucionalizada neste pa�s.


Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir