Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Avião que derrapou no aeroporto de Congonhas é removido
Mais de 12 horas após derrapar e sair da pista no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o bimotor foi removido por volta das 3h50 desta quinta-feira
Avião que derrapou no aeroporto de Congonhas é removido
Foto: Apu Gomes, Folha Imagem

da Folha Online

Mais de 12 horas após derrapar e sair da pista no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o bimotor foi removido por volta das 3h50 desta quinta-feira. Um guindaste foi montado para realizar a retirada da aeronave, que foi feita durante o horário em que o aeroporto fica fechado.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que não há mais nenhuma interdição nas vias da região.

A aeronave derrapou por volta das 14h30 de ontem depois que o piloto abortou a decolagem. Uma suposta falha no motor esquerdo teria feito com que o bimotor derrapasse. O avião parou em uma mureta no jardim do aeroporto, sobre o logo da Infraero.

Três pessoas ficaram feridas --o piloto, o co-piloto e um passageiro que estava a bordo. A identidade dos ocupantes não foi divulgada. O caso será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião iria de São Paulo a São José dos Campos (97 km da capital). A agência afirmou que o avião está com o seguro e a manutenção em dia e que a situação da tripulação também é regular.

Aeroporto

O aeroporto de Congonhas ficou fechado por uma hora. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o aeroporto foi totalmente fechado às 14h30. Às 15h30, a pista auxiliar foi liberada e, meia hora depois, o aeroporto foi totalmente liberado, com a pista principal funcionando normalmente.

Quatro vôos que saíam do aeroporto Santos Dumont, no Rio, com destino a Congonhas sofreram atrasos de mais de uma hora. Às 16h as operações entre os dois aeroportos estavam normais.

De acordo com testemunhas que presenciaram o incidente, a aeronave não conseguiu parar na pista, derrapando e caindo próximo ao muro de contenção, perto da avenida Washington Luiz.

Avião que derrapou no aeroporto de Congonhas é removido.

Mais de 12 horas após derrapar e sair da pista no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o bimotor foi removido por volta das 3h50 desta quinta-feira. Um guindaste foi montado para realizar a retirada da aeronave, que foi feita durante o horário em que o aeroporto fica fechado


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir