Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-09-2008

Eu defendo o fumo em qualquer lugar, diz Lula
A Casa Civil afirmou que o projeto federal "est� em an�lise, sem previs�o de ser enviado ao Congresso"
Eu defendo o fumo em qualquer lugar, diz Lula
Foto: Adi Leite/Folha Imagem

LUIZ CARLOS DUARTE
Editor-Geral do Agora

""Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. S� fuma quem � viciado." Essa foi a resposta do presidente Luiz In�cio Lula da Silva ao ser indagado qual a sua opini�o sobre o projeto federal que pro�be o fumo em lugares fechados, a exemplo do que foi proposto pelo governador Jos� Serra (PSDB), na semana passada.

Durante a pergunta que lhe foi formulada, Lula fumava uma cigarrilha. Ele concedia entrevista coletiva a jornalistas de oito jornais populares do pa�s, no Pal�cio do Planalto, ontem de manh�. Naquele momento, n�o havia rep�rteres-fotogr�ficos na sala.
O projeto do Minist�rio da Sa�de tramita na Casa Civil, desde fevereiro, e prop�e a extin��o dos fum�dromos em recintos fechados, liberando o cigarro, com algumas exce��es, apenas em casa ou na rua.

Lula n�o quis manifestar sua opini�o sobre o m�rito do projeto. "Eu n�o vou propor. A id�ia do Minist�rio da Sa�de � a proibi��o do fumo em todos os lugares fechados. Eu mando o projeto para o Congresso e n�o voto." Ao ser questionado sobre um decreto que pro�be o fumo no Planalto, o presidente respondeu: "Menos na minha sala. Eu, se for na sua sala, certamente n�o fumarei porque respeito o dono da sala. Mas, na minha, sou eu que mando".

A Casa Civil afirmou que o projeto federal "est� em an�lise, sem previs�o de ser enviado ao Congresso". Informou ainda que o Pal�cio do Planalto observa a lei 9.294, de 15 de julho de 1996, e o decreto n� 2.018, de 1996. A lei pro�be o uso de cigarro ou qualquer outro produto do g�nero em recinto coletivo, privado ou p�blico, salvo em �rea destinada exclusivamente a esse fim, "devidamente isolada ou com arejamento conveniente". Na pr�tica, n�o � cumprida no Planalto.

A assessoria do ministro Jos� Gomes Tempor�o (Sa�de) informou que a pasta est� priorizando seus esfor�os na aprova��o da emenda 29, que destina mais recursos � sa�de. Depois, a prioridade ser� a lei contra o tabagismo. Segundo a economista M�rcia Pinto, o fumo traz preju�zo anual de R$ 338,6 milh�es ao SUS, em interna��es e quimioterapia.
Futebol
Ap�s dizer que respeita Dunga e o considera um vencedor, Lula avalia que "Luxemburgo � o melhor t�cnico do Brasil na atualidade". O presidente � corintiano, e Luxemburgo � treinador do Palmeiras, maior rival do Corinthians. Lula tamb�m elogiou Felip�o, ex-t�cnico da sele��o e hoje no Chelsea (Inglaterra).

Para o presidente, Dunga n�o � a causa do mau desempenho da sele��o brasileira. "Estamos numa entressafra dif�cil de jogadores", disse. E classificou de preocupante o fato de jogadores estarem recebendo altas quantias precocemente. "Tem jogador ganhando muito dinheiro sem, antes, provar que � bom. Vejo titular da sele��o brasileira que � segundo reserva em time da Inglaterra."

Se fosse t�cnico, Lula afirmou que tentaria montar uma sele��o com jogadores que est�o atuando somente no Brasil, como uma forma de barrar a id�ia de que jogador, para ser convocado, precisa estar atuando no exterior.

Para ele, tamb�m falta alma ao jogador brasileiro. "Quando vejo o Messi --na minha opini�o, o melhor jogador do mundo-- perder uma bola, ele sai correndo at� recuperar ou fazer falta. Os nossos perdem a bola e cruzam os bra�os", referindo-se ao atacante argentino.

Lula defendeu que o Corinthians utilize o est�dio do Pacaembu em comodato [empr�stimo sem custo], caso n�o consiga construir sua arena. Segundo ele, o governador Serra lhe teria dito que est� disposto a oferecer o Pacaembu nessas condi��es. S� que o Pacaembu � administrado pela prefeitura, e n�o pelo Estado.

O presidente disse considerar uma vergonha que clubes de massa, como o Corinthians e o Flamengo, n�o possuam casa pr�pria. "� mais uma vergonha n�o fazerem um chamamento � torcida para contribuir e construir um est�dio."

Para ele, um est�dio pr�prio representa entre 30% e 40% do sucesso de um time.

Eu defendo o fumo em qualquer lugar, diz Lula.

Ao ser indagado sobre qual a sua opini�o sobre o projeto federal que pro�be o fumo em lugares fechados, a exemplo do que foi proposto pelo governador de S�o Paulo, Jos� Serra, na semana passada, o presidente Lula respondeu: "Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. S� fuma quem � viciado".

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir