Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2008

"Hanna" pode acompanhar "Ike" virando furacão amanhã
Duas crianças desabrigadas almoçam em Santo Domingo, República Dominicana

Foto: Orlando Barro/EFE

(atualiza com boletim das 15h de Brasília) Miami, 4 set (EFE).- A tempestade tropical "Hanna" continua avançando rumo às Bahamas e pode voltar a virar furacão amanhã, antes de chegar à costa sudeste dos Estados Unidos.

O "Ike", por sua vez, continua sobre o Atlântico como um potente furacão de categoria 4.

Em seu boletim das 15h (de Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, com sede em Miami, informou que a velocidade de translação da tempestade "Hanna" aumentou levemente para 22 km/h em seu deslocamento para noroeste.

Os especialistas disseram ainda que o fenômeno deverá girar para norte na tarde de amanhã e que, nesta quinta-feira, seu olho passará pelas Bahamas.

Só no Haiti, as inundações provocadas pela tempestade mataram pelo menos 90 pessoas, informaram as autoridades locais.

Segundo as previsões do NHC, o centro da "Hanna" deve atingir algum ponto entre os estados americanos da Carolina do Norte e da Carolina do Sul amanhã, embora seja cedo para afirmar qual unidade federativa será afetada.

"Por enquanto, (a "Hanna") é uma tempestade tropical forte, que pode se transformar em furacão fraco", com ventos máximos constantes de 119 km/h, e que "provavelmente" chegará ao litoral sudeste dos EUA na sexta-feira à noite ou no sábado de manhã, ressaltou o meteorologista John Cangialosi.

No momento, o olho da "Hanna" se encontra cerca de 330 quilômetros a leste de Nassau e cerca de 1.080 quilômetros ao su-sueste de Wilmington (Carolina do Norte).

Já o "Ike", apesar de continuar sendo um furacão de categoria 4, perdeu um pouco de força, com a quedade seus ventos de 230 para 220 km/h.

De acordo com o NHC, o "Ike" continua sua rota pelo centro do Atlântico, razão pela qual é "cedo demais para determinar que territórios serão eventualmente atingidos" pelo fenômeno.

No entanto, especialistas do centro advertiram que as Bahamas, as ilhas Turks e Caicos e a Flórida devem ficar alertas ao "desenvolvimento do sistema meteorológico".

Os moradores da Flórida devem "acompanhar a trajetória do ciclone "Ike", embora seja cedo para dizer se ele atingirá a Flórida ou indicar que parte do continente" será afetada, reiterou Cangialosi.

O olho do "Ike", que evoluiu de forma surpreendente em menos de seis horas, encontra-se, atualmente, cerca de 845 quilômetros a nordeste das Pequenas Antilhas.

No momento, o fenômeno desloca-se para oés-noroeste, a 26 km/h. A previsão é de que o ciclone permaneça como um poderoso furacão durante os próximos dias.

Por sua vez, os ventos da tempestade tropical "Josephine" caíram para 85 km/h.

"Os ventos dos níveis superiores não são favoráveis para que se fortaleça de forma significativa", indicou o NHC sobre o sistema.

Com uma velocidade de translação de 17 km/h, a "Josephine" passa a oeste das ilhas de Cabo Verde, no continente africano.

"Hanna" pode acompanhar "Ike" virando furacão amanhã.

Duas crianças desabrigadas almoçam em Santo Domingo, República Dominicana. Mais de 10 mil pessoas foram evacuadas no País em decorrência da passagem da tempestade tropical Hanna.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir