Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-09-2008

ATENÇíO FARMACÊUTICA - UM PROCESSO EDUCATIVO
A saúde pública tem oferecido muitos benefícios à população do município
ATENÇíO FARMACÊUTICA - UM PROCESSO EDUCATIVO

A saúde pública tem oferecido muitos benefícios à população do município. São consultas, internações, exames e medicamentos utilizados em número cada vez maior de pessoas. A área de medicamentos tem tido aumentos significativos dentro do serviço público e aqui particularmente, aliam-se dois fatores capazes de fazer aumentar a busca de recursos na Farmácia Pública: o aumento da demanda em si e o preço dos medicamentos encontrados na rede privada versus o poder de compra dos cidadãos.

Em relação ao uso, verifica-se que muitos pacientes não seguem as prescrições corretamente, ou seja, ao invés do controle e cura da doença, mais remédios para a recuperação da saúde... Este fato, em muitos casos reflete a falta de uma posição educativa baseada na relação farmacêutico-paciente, se o profissional deixar de orientar o paciente quanto à administração certa dos medicamentos.

A assistência farmacêutica deve ser entendida como o conjunto de ações desenvolvidas pelo farmacêutico e outros profissionais de saúde, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e o seu uso racional. Envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, para a melhoria da qualidade de vida da população.

A ética deve guiar os passos de todos os profissionais para o benefício da sociedade. A farmácia, no momento atual experimenta uma fase de expansão e o farmacêutico que, em parte, é o responsável por este fato. Ele precisa estar preparado para saber andar no caminho certo, que busca a qualidade dos serviços prestados à população.

Nas últimas décadas, observa-se uma modificação de estilo de adoecer da população brasileira, resultando num novo quadro epidemiológico das doenças, com a diminuição das enfermidades infecciosas e o surgimento progressivo das doenças crônico-degenerativas, das quais a hipertensão arterial é uma das mais relevantes, tanto por sua magnitude, como por seu favorecimento de outras enfermidades, diminuindo a qualidade de vida dos doentes.

Não poderia deixar de citar o grande número de pacientes hipertensos cadastrados na rede pública municipal, chegando a atingir mais de 10% da população do município, que são mensalmente assistidos pela equipe de profissionais com a entrega dos medicamentos e orientações quanto ao uso correto. A hipertensão arterial é uma patologia de caráter multifatorial, sem causa definida, que se correlaciona com antecedentes familiares, obesidade, tabagismo, vida sedentária, uso abusivo do sal e estresse contínuo, quando não tratada adequadamente acarreta danos ao organismo, principalmente no coração, rins e sistema nervoso. Encontra várias barreiras no tratamento por ausência de sintomas específicos e complicações em longo prazo.

A atenção farmacêutica é um conceito de prática profissional em que os pacientes recebem os benefícios das ações, sendo, portanto a resposta sanitária à necessidade social de ajudá-los a ter o máximo de resultados farmacoterapêuticos com o menor número de reações adversas (efeitos colaterais) possíveis dos seus medicamentos.

Este acompanhamento do paciente, quanto à utilização dos medicamentos, no serviço público atende, na maioria das vezes, pessoas com pequeno nível de escolaridade, que diante da falta de incentivo à educação, não conhecem sua doença ou medicamentos em uso, e, conseqüentemente também desconhecem a importância do tratamento e/ou como fazê-lo. A prática do diálogo com o usuário permite dizer que "o paciente e o profissional educam-se mutuamente". Isto significa reforçar que a atenção farmacêutica, o contato próximo e direto com o paciente, quer em simples palavras, captando respostas para questionários destinados ao cadastro dos usuários, é uma das melhores maneiras de buscar o equilíbrio entre profissional e paciente, na tentativa de levá-lo ao melhor entendimento dos objetivos prescritos.

Esta análise, obviamente não elimina o mal sofrido pelo paciente, no entanto, ao conhecer melhor sua própria história, seu pensamento se abre para a intervenção, no sentido de visualizar a melhora, que ocorrerá num tempo menor. Sendo o público alvo do serviço de saúde essencialmente adulto, facilmente educa-se o cidadão com a atuação farmacêutica, pois ao confiar no Sistema Único de Saúde irá seguir corretamente o tratamento.

É necessário modificar um quadro comum em nossa população, onde muitos usuários colecionam medicamentos em casa, sob a alegação de que retiram a medicação da farmácia pública temendo represálias posteriores e poderão ficar sem o medicamento. Outra observação são as constantes trocas de posologia (dosagem) que muitas pessoas fazem por conta própria, julgando poder resolver seus sintomas.

Então a atenção farmacêutica torna-se ferramenta indispensável para a obtenção de resultados excelentes na farmacoterapia, ainda mais se as informações forem nos locais onde o público se localiza, para se quebrar uma distância que culturalmente se formou entre população e os profissionais de saúde, pois agora estamos num momento que o mais importante é o compromisso social.

Um fator primordial ao farmacêutico é selecionar o melhor método para educar seu público, levando em conta sua situação social, cultural e seu momento histórico. Quanto ao nosso município, mudanças em relação à estrutura, organização e assistência farmacêutica já se encontram em andamento, e a população terá, brevemente, uma Farmácia Básica totalmente diferenciada. Espera-se, assim, uma transformação quanto ao trabalho do profissional na atenção farmacêutica nas ações básicas de saúde, que, sem dúvida será o grande referencial para que se chegue a níveis muito melhores de saúde pública.

Rosemarie Pereira Ramos
Farmacêutica-Bioquímica


    Fonte: O Autor
 
Por:  Rosemarie Pereira Ramos    |      Imprimir