Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-09-2008

Falha em turbina causou acidente aéreo na Rússia
Pessoa olha para lista de passageiros do avião Boeing 737 do vôo 821 de Aeroflot Moscou-Perm, que caiu no último sábado e matou 88 pessoas
Falha em turbina causou acidente aéreo na Rússia
Foto: Dmitry Lovetsky/AP

da Efe, em Moscou

Um falha na turbina direita do avião Boeing 737 do vôo 821 de Aeroflot Moscou-Perm foi a causa do acidente que matou 88 pessoas no sábado, na Rússia. A conclusão é de uma análise preliminar, segundo o chefe do Comitê de Pesquisas da Procuradoria Geral da Rússia, Aleksandrer Bastrikin.

"De acordo com dados preliminares, uma imperfeição do motor direito provocou seu incêndio e, como conseqüência, a explosão e a destruição da nave", disse Bastrikin, citado pela agência Interfax.

O chefe do Comitê de Pesquisas destacou que as conclusões definitivas sobre as causas da tragédia aérea serão feitas uma vez que todos os fragmentos do avião forem submetidos a várias análises. "A investigação será complexa e levará dois ou três meses, talvez cinco ou seis", adiantou.

Bastrikin acrescentou que os especialistas não descartam nenhuma linha de investigação, incluindo a de um ataque terrorista, mas disse que "a principal é a de uma imperfeição técnica".

O avião caiu perto dos Montes Urais no sábado, matando seus 88 ocupantes --entre eles sete crianças e 21 estrangeiros.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência russo, o avião caiu sobre um trecho de uma ferrovia durante a manobra de aterrissagem a apenas centenas de metros do Aeroporto de Perm, cidade de cerca de 1 milhão de habitantes.

Bastrikin afirmou neste domingo (14) que um exame preliminar indica que a tragédia se deveu à "falha técnica e ao incêndio na turbina direita da aeronave". De acordo com essa versão, os pilotos tentaram, em vão, efetuar uma aterrissagem de emergência após a explosão de um dos motores.

Horas depois do acidente, no começo da manhã, as equipes de resgate encontraram as duas caixas-pretas da aeronave, que devem ser enviadas a Moscou para análise.

Pessoa olha para lista de passageiros do avião Boeing 737 do vôo 821 de Aeroflot Moscou-Perm, que caiu no último sábado e matou 88 pessoas. Segundo uma análise preliminar, uma falha em turbina causou acidente aéreo.

Falha em turbina causou acidente aéreo na Rússia, revela análise preliminar.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir