Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 17-09-2008

Estado bate novo recorde em empregos
A geração de empregos no Espírito Santo volta a bater recorde. No mês de agosto, foram 3.520 novos postos com carteira assinada,
Estado bate novo recorde em empregos
Foto: www.fic-portugal.com

A geração de empregos no Espírito Santo volta a bater recorde. No mês de agosto, foram 3.520 novos postos com carteira assinada, volume quase que cinco vezes superior ao registrado em agosto do ano passado, quando foram criadas 722 novas vagas.

No acumulado do ano, são 36.448 vagas no mercado formal capixaba, 14.306 a mais que no mesmo período de 2007. E nos últimos 12 meses, o saldo
é de 39.380 novos postos.

Os números, apresentados ontem pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), são baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os municípios capixabas que mais se destacaram no mês de agosto foram Serra com um saldo de 1.008 vagas, Vitória (876) e Vila Velha (537). Os novos postos de trabalho foram gerados, principalmente, pelo setor de serviços, construção civil e pela indústria de transformação.

Segundo a diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi, o Espírito Santo vive um momento inédito. ?Estão sendo criados novos empregos de uma forma nunca antes vista por aqui. Só nos primeiros oito meses do ano, já foram geradas 36.448 novas vagas, esse volume bate os números de geração dos anos anteriores nos 12 meses. Essa quantidade pode mudar, já que existe a questão da sazonalidade, mas os números são excelentes?, destacou.

Ouça o podcast: Ana Paula Vescovi, Diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves

Ana Paula disse, entretanto, que será difícil de sustentar essa alta geração de emprego nos próximos anos. ?Essas grandes plantas industriais que movimentam a economia não surgem a todo o momento. O que deve acontecer daqui para frente são crescimentos variados na geração de mão-de-obra, ou seja, num ano, mais, no outro, menos. O importante é analisar o longo prazo, e aí, desde 2004, o nível de emprego no Estado está crescendo?, explicou.

A presidente do Instituto Jones alertou para risco de a crise norte-americana prejudicar o crescimento capixaba. ?O Espírito Santo tem uma das economias mais abertas do Brasil, depende muito do preço de commodities, como minério e aço. Se os preços caírem muito, o dinheiro que circula no Estado vai diminuir. Isso pode prejudicar a nossa economia?.

No entanto, Ana Paula ressaltou o fato de a economia capixaba ter bons fundamentos. ?O nosso crescimento é puxado pela produção, isso é muito importante. O dinheiro está chegando e movimentando a economia como um todo, não existe bolha?, finalizou.

Setores/empregos em agosto

Serviços: +1.918
Indústria de Transformação: +995
Construção Civil: +698
Comércio: +365
Extrativa Mineral: +65
Setor agrícola: -569

É importante observar que a agropecuária teve um saldo negativo. Isso é explicado pelo fim do período de colheita do café.

Abdo Filho
[email protected]

Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir