Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-09-2008

Queda de helicóptero mata sete soldados americanos no Iraque
Foto de arquivo mostra helicóptero CH-47 Chinook semelhante ao que caiu no Iraque nesta quinta (18), matando sete militares americanos.
Queda de helicóptero mata sete soldados americanos no Iraque
Foto: AP

Sete soldados americanos morreram nesta quinta-feira (18) quando o helicóptero em que se encontravam caiu no sul do Iraque, segundo as Forças Armadas dos EUA em Bagdá.

O aparelho do tipo CH-47 Chinook caiu a 100 km ao oeste da cidade de Basra, quando realizava ao lado de outros três helicópteros uma missão entre o Kuwait e a cidade de Balad, na região norte do Iraque. As outras aeronaves não sofreram nada.

Uma unidade de reação rápida e um comboio das Forças Armadas britânicas, responsáveis pelas operações militares da coalizão no sul do Iraque, foram enviados ao local, informou o porta-voz militar britânico, o comandante Paul Smyth.

O Exército americano abriu uma investigação sobre as causas do acidente e informou que não há suspeitas de um ataque, mas de que a queda foi acidental.

"É um dia duro para a coalição e nos causa um profundo pesar a morte de nossos soldados", afirmou o porta-voz militar americano, coronel Bill Bruckner.

Este acidente de helicóptero é o mais grave desde a queda de um aparelho de transporte Blackhawk em agosto de 2007 no norte do Iraque, que matou 14 militares.

Em 15 de novembro de 2003, o choque de dois Blackhawks perto de Mossul provocou a morte de 17 militares.

A morte dos sete soldados eleva a 4.168 o número de militares americanos falecidos no Iraque desde a invasão de março de 2003, segundo um balanço da AFP com base em dados divulgados pelo site independente icasualties.org.

Queda de helicóptero mata sete soldados americanos no Iraque
Comboio aéreo ia do Kuwait à cidade iraquiana de Balad.
Forças Armadas dos EUA descartam que ele tenha sido alvo de ataque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir