Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2008

Dinamarca condena seis pessoas por venda de camisetas
Michael Schoelardt, um dos seis condenados por venda de camisetas em benef�cio das Farc, d� entrevista em Copenhague
Dinamarca condena seis pessoas por venda de camisetas
Foto: AP

COPENHAGUE, 18 Set 2008 (AFP) - Um tribunal de apela��o da Dinamarca condenou nesta quinta-feira seis dinamarqueses a penas de dois a seis anos de pris�o por terem vendido camisas em benef�cio das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc) e da Frente Popular de Liberta��o da Palestina (FPLP).

Outro acusado, um vendedor de salsichas que colou fotos das camisetas em seu trailer, foi absolvido.

A maioria dos acusados est� ligada � sociedade "Fighters+Lovers" (Combatentes + Amantes), que produzia e vendia as camisetas com emblemas das Farc e do FPLP, duas organiza��es inclu�das na lista de movimentos terroristas da Uni�o Europ�ia (UE) e dos Estados Unidos.

O grupo vendeu cerca de 300 camisetas a 23 euros (33 d�lares) cada. Deste total, cinco euros eram enviados �s organiza��es, para financiar uma r�dio na Col�mbia e uma gr�fica nos territ�rios palestinos.

Os acusados haviam sido absolvidos em dezembro pelo tribunal de primeira inst�ncia de Copenhague, mas a ent�o ministra da Justi�a dinamarquesa, Lene Espersen, apelou da decis�o.

Esta � a primeira vez que a justi�a dinamarquesa se pronuncia sobre o apoio de cidad�os deste pa�s a organiza��es inscritas na lista de grupos terroristas da UE.

Dinamarca condena seis pessoas por venda de camisetas em benef�cio das Farc.

Michael Schoelardt, um dos seis condenados por venda de camisetas em benef�cio das Farc, d� entrevista em Copenhague. Tribunal da Dinamarca ordenou a pris�o do grupo, que vendeu cerca de 300 camisetas a 23 euros cada. Deste total, cinco euros eram enviados a organiza��es, para financiar uma r�dio na Col�mbia e uma gr�fica nos territ�rios palestinos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir