Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-09-2008

Carioca pobre diz ter sido namorada de John McCain
Maria Gracinda Teixeira, que se apresenta como se fosse uma ex-namorada do senador e candidato � presid�ncia dos EUA pelo partido republicano John McCain
Carioca pobre diz ter sido namorada de John McCain
Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem

ITALO NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo, no Rio

A senhora de olhos claros cuja casa beira o rio Suru�, em Mag� --a 60 km do Rio, na Baixada Fluminense--, est� longe da modelo que buscava John McCain no porto do Rio em um Mercedes de luxo e freq�entava festas com a elite carioca. Mas Maria Gracinda Teixeira garante aos vizinhos e a uma rede de TV americana ter sido o "affair" do republicano por nove dias em 1957.

McCain narrou em seu livro ("Faith of My Fathers", Random, 1999) o per�odo em que permaneceu no Rio, em folga de sua primeira viagem de instru��o, a bordo do destr�ier USS Hunt. Segundo ele, a mulher o buscava no porto dirigindo um Mercedes e freq�entava festas de ministros, generais, almirantes e aristocratas. "Ela era muito bonita, tinha estilo e gra�a --atributos comuns em sua fam�lia rica e socialmente importante", escreveu McCain.

Se "Ch�rie" (querida, em franc�s) --como � conhecida no bairro Suru�-- for quem diz ser, seu estilo de vida mudou muito em 51 anos. Ela vive em uma casa modesta, com a pintura descascada, acompanhada por dois cachorros vira-latas. A casa fica �s margens do rio Suru�, que recebe esgoto em seu leito.

De acordo com moradores, a mulher vive sozinha h� mais de dez anos e se relaciona bem com a vizinhan�a. Segundo relatos feitos � Folha, um tio, identificado como Godinho, a ajudou a comprar a casa.

A hist�ria de "Ch�rie" � conhecida no bairro. Ela conta ter sido modelo, bailarina, miss e namorada "de gente importante". Em 1954, uma bailarina chamada Maria Gracinda ficou em segundo lugar no concurso miss Distrito Federal, promovido pelo "Di�rio Carioca".

Uma equipe brasileira da TV americana ABC News localizou Gracinda. Ap�s ouvir a hist�ria narrada por McCain no livro, ela afirmou ser a personagem descrita. No entanto, n�o aceitou gravar uma entrevista com a equipe nem apresentou provas de que esteve com McCain no passado.

A Folha localizou "Ch�rie" ontem. "N�o posso falar. S� posso na semana que vem, depois da reportagem", afirmou ela por telefone. Ao notar a presen�a da equipe da Folha, Gracinda foi para um cais pr�ximo � sua casa. Atr�s de redes de pesca, repetiu o que falou ao telefone: "Eu n�o posso falar". Ela n�o quis dizer quem ou o que a impedia.

Carioca pobre diz ter sido namorada de John McCain.

Maria Gracinda Teixeira, que se apresenta como se fosse uma ex-namorada do senador e candidato � presid�ncia dos EUA pelo partido republicano John McCain. Segundo ela, McCain passou pelo Brasil quando era mais jovem. Ela mora em Mag�, regi�o serrana do estado do Rio de Janeiro e tem evitado falar com a imprensa.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir