Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-09-2008

Explosão mata ao menos 40 em hotel no Paquistão
Atentado com um caminhão-bomba atingiu o luxuoso hotel Marriott de Islamabad, no Paquistão. Pelo menos 40 pessoas morreram e 100 ficaram feridas no ataque
Explosão mata ao menos 40 em hotel no Paquistão
Foto: Olivier Matthys/EFE

da Folha Online

Um atentado com um caminhão-bomba atingiu o hotel de luxo Marriott em Islamabad (capital do Paquistão) neste sábado, deixando ao menos 40 mortos e outros 100 feridos, segundo fontes oficiais. A explosão provocou um vazamento de gás que causou um incêndio no hotel. Pessoas ficaram presas no edifício que está a ponto de desabar, segundo a rede americana de TV CNN.

O hotel era muito freqüentado por estrangeiros e a chancelaria da Dinamarca confirmou que vários cidadão dinamarqueses estavam no local no momento do ataque, que pode ser ouvido a quilômetros de distância.

O porta-voz do governo Farhapullah Baber disse que o número de mortos está em "cerca de 40" pessoas; alguns dos feridos estão em estado grave. Ele também disse que ainda havia pessoas no hotel. A polícia tentava afastar curiosos e repórteres das proximidades do local onde ocorreu o atentado, devido a temores de novos acidentes com o vazamento e com o temor de que o principal edifício do hotel pudesse ruir. Os bombeiros tentam resgatar quem ficou aprisionado no hotel enquanto lutam contra o incêndio.

Os números, no entanto, ainda divergem; o porta-voz do Instituto Paquistanês de Ciências Médicas, Wasim Khawaja, disse que a instituição recebeu 25 corpos e 106 pessoas feridas, 30 delas com gravidade. Muitos dos feridos sofreram queimaduras. Outras fontes, como noticiários locais falam em um número maior de mortos; a rede GEO TV informou que havia ao menos 52 corpos.

Hamid Mir, da GEO TV, disse ter ouvido de uma testemunha que os portões do hotel foram arrombados por um carro pequeno, seguido por um caminhão carregado de explosivos.

Baber disse que os relatos iniciais mencionavam apenas um veículo pequeno. Já o gerente do hotel disse que a explosão ocorreu do lado de fora do hotel (onde uma diária custa cerca de US$ 300, segundo a CNN). O Marriott de Islamabad fica perto do complexo de edifícios do governo onde fica o Parlamento, a casa do premiê paquistanês, a Suprema Corte e o gabinete da Presidência.

"O governo do Paquistão condena o atentado e reitera que não irá afrouxar sua resolução de combater o terrorismo", afirmou Baber.

O incêndio logo se alastrou pelo hotel, de cinco andares e 258 quartos, segundo a polícia. A violência da explosão arrancou árvores dos canteiros. Uma cratera ficou no local onde o caminhão provavelmente explodiu e diversos carros próximos foram queimados.

O correspondente da CNN na cidade, Reza Sayah, disse que a explosão pareceu acontecer no quarteirão em frente --apesar de o escritório da rede ficar á mais de três quilômetros do Marriott. "De repente, o escritório todo tremeu", disse.

O ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik, disse que as autoridades receberam uma ameaça há dois dias. "Tomamos todas as medidas de segurança (...) Havia um forte esquema de segurança na cidade", disse.

O novo presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gilani, condenaram o atentado. O porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, também condenou a ação, alegando que o atentado foi como uma "lembrança da ameaça que todos nós enfrentamos".

"Os Estados Unidos condenam fortemente o ataque terrorista que aconteceu em Islamabad, Paquistão", disse o porta-voz. Acrescentou que os Estados Unidos "vão permanecer com o governo democraticamente eleito do Paquistão no confronto com esse desafio".

O atentado ocorreu logo depois que o primeiro-ministro paquistanês recém-eleito, Asif Ali Zardari, compareceu pela primeira vez ao Congresso, onde se pronunciou contra o terrorismo. O Paquistão é aliado dos EUA na guerra contra o terror. Nos últimos dois meses, os ataques americanos em solo paquistanês se intensificaram na fronteira com o Afeganistão, considerado um forte reduto de insurgentes da Al Qaeda e do Taleban.

Zardari deveria se reunir na próxima semana com o presidente norte-americano George W. Bush, durante o encontro anual de líderes mundiais na sede das Nações Unidas em Nova York, mas não sabe por enquanto se viajará.

Zardari foi eleito presidente no último dia 6 por uma maioria superior a dois terços dos legisladores, pondo fim a um mandato de quase nove anos de Pervez Musharraf, que renunciou em meados de agosto.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA, caminhando com dificuldade, teria ajudado três outras pessoas a saírem dos escombros --um deles gravemente ferido na cabeça. Um dos quatro, que se identificou como Tony, disse que ele e amigos estariam indo para o restaurante chinês, nos fundos do hotel, quando ouviram uma primeira explosão, e foram atingidos por uma segunda logo depois, que os atirou ao chão.

"Então vimos um grande caminhão passando pelos portões. Depois disso, foi só fumaça e escuridão", disse.

O Alto Comissariado Britânico em Islamabad informou que quatro cidadãos britânicos ficaram feridos na explosão. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha informou que seis cidadãos alemães ficaram levemente feridos.

Explosão mata ao menos 40 em hotel no Paquistão; incêndio deixa pessoas aprisionadas.

Atentado com um caminhão-bomba atingiu o luxuoso hotel Marriott de Islamabad, no Paquistão. Pelo menos 40 pessoas morreram e 100 ficaram feridas no ataque; o hotel foi tomado por um incêndio e temia-se que ele pudesse ruir com pessoas ainda do lado de dentro.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir