Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-09-2008

Lula diz que morte de Eleno é perda irreparável para movimento sindical
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno José Bezerra, na capital paulista
Lula diz que morte de Eleno é perda irreparável para movimento sindical
Foto: Edson Lopes Jr./Folha Imagem

THIAGO FARIA
Colaboração para a Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve neste domingo no velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno José Bezerra, morto ontem num acidente de carro. Para Lula, a morte do "companheiro" Eleno será uma perda irreparável para a Força Sindical --central a qual o sindicato é filiada-- e para os trabalhadores. Eleno também era vice-presidente da Força.

"Eu acho que a morte do Eleno foi uma perda irreparável para a Força Sindical. Acho que perdem muito os trabalhadores brasileiros e o movimento sindical como um todo", disse Lula.

Lula afirmou que é preciso continuar lutando para ampliar os direitos dos trabalhadores. "Agora, além de chorar a morte de um companheiro, temos que continuar trabalhando para que os trabalhadores continuem conquistando as coisas e o movimento sindical se fortaleça cada vez mais."

O presidente estava acompanhado do ex-ministro Luiz Marinho (PT), candidato à Prefeitura de São Bernardo. Também estiveram no velório os candidatos a prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Marta Suplicy (PT), além do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

"É uma perda muito difícil e irreparável. Era um companheiro que ajudava a coordenar a Força Sindical, uma perda difícil de consertar. Você não faz uma liderança do dia para a noite. Ele tinha mais de 30 anos de trabalho", disse Paulinho.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), chamou a morte de Eleno de tragédia. "Era um homem dos mais importantes líderes sindicais. É uma perda muito grande. É uma tragédia inesperada."

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), elogiou o sindicalista. "Era uma pessoa representativa de sua classe. Foi uma fatalidade, uma grande fatalidade."

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, também lamentou a morte do sindicalista. "Quando a perda é em um acidente, isso choca. A família e os amigos sofrem muito mais. Nós temos que aceitar, encarar que isso faz parte da vida", disse. "Ele tinha um espírito público. Era um bom brasileiro, uma liderança do bem. Todos nós estamos chateados."

Acidente

Eleno morreu na tarde deste sábado em um acidente de carro na rodovia Fernão Dias, no km 61, na altura de Mairiporã (Grande São Paulo). Seu filho, William Mello Bezerra, 26, era quem dirigia o veículo.

O rapaz foi socorrido e encaminhado ao pronto-socorro de Mairiporã, mas transferido depois para o hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Lula diz que morte de Eleno é perda irreparável para movimento sindical.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno José Bezerra, na capital paulista. Lula declarou que a morte de Eleno é uma perda irreparável para a Força Sindical, da qual o sindicalista também era vice-presidente, e para os trabalhadores.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir