Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Ex-chanceler deve se tornar novo premiê do Japão
O ex-ministro de Exteriores Taro Aso foi eleito hoje presidente do Partido Liberal-Democrata (PLD)
Ex-chanceler deve se tornar novo premiê do Japão
Foto: Issei Kato/Reuters

da Efe, em Tóquio
Taro Aso, ex-ministro de Relações Exteriores do Japão, foi eleito nesta segunda-feira o presidente do governista PLD (Partido Liberal-Democrata) e deve ser ratificado como primeiro-ministro japonês na próxima quarta-feira.

Aso, 68, venceu com comodidade quatro oponentes na disputa parlamentar. O processo começou hoje com a votação interna do partido para escolher seu novo presidente em substituição a Yasuo Fukuda, 72, que no dia 1º deste mês anunciou sua renúncia ao cargo pelo bloqueio da oposição no Senado às suas iniciativas.

Será a terceira vez desde setembro de 2006 que a população japonesa assistirá à escolha de um premiê sem passar pelas urnas, embora espera-se que, desta vez, o eleito antecipe, no final de outubro ou começo de novembro, o pleito previsto para setembro de 2009.

Yasuo Fukuda e seu antecessor Shinzo Abe ficaram somente um ano no cargo, em um contexto de grande crescimento da oposição que poderia dar uma reviravolta política histórica no Japão.

Exceto por um curto período de tempo --entre 1993 e 1994--, o PLD vem governando o Japão ininterruptamente desde 1955, mas agora está mais perto de perder o poder devido ao domínio do opositor PD (Partido Democrático).

A grande ameaça do PD é Ichiro Ozawa, eleito ontem como presidente. Ozawa, 66, que foi membro do PLD, tem a oportunidade real de se transformar em premiê em virtude do desânimo da população com o governo e dos problemas econômicos do país.

Analistas japoneses concordam em que o resultado está indeterminado: a oposição pode ganhar as eleições, mas o PLD, com Aso se mostrando muito mais popular que Fukuda, também pode vencer.

Aso deixou escapar que, logo após ser eleito nesta quarta-feira, nomeará como ministros seus quatro rivais à Presidência do PLD: o ministro da Economia, Kaoru Yosano; o filho do prefeito de Tóquio Nobuteru Ishihara; o ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba e a primeira mulher a querer governar o Japão, Yuriko Koike.

Espera-se que o novo premiê dissolva a Câmara Baixa na primeira semana do próximo mês e que as eleições gerais sejam realizadas em 26 de outubro ou em 9 de novembro.

Ex-chanceler deve se tornar novo premiê do Japão.

O ex-ministro de Exteriores Taro Aso foi eleito hoje presidente do Partido Liberal-Democrata (PLD), oque o torna o principal nome a ser escolhido como primeiro-ministro japonês pelo Parlamento.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir