Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Cerca de 53 mil bebês são hospitalizados por leite adulterado na China
Fazendeiros chineses em Wuhan, na província de Hubei, jogam fora leite fresco em protesto à demanda provocada pelo escândalo do leite adulterado
Cerca de 53 mil bebês são hospitalizados por leite adulterado na China
Foto: AFP

da Folha Online
Cerca de 53 mil bebês foram internados nos hospitais chineses depois de terem ficado doentes devido à ingestão de leite em pó adulterado, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

Mais de 80% entre as 12.892 crianças que deram entrada nos hospitais depois de beber o leite contaminado têm dois anos ou menos. Outras 39,9 mil crianças receberam tratamentos em prontos-socorros e foram consideradas recuperadas, informou o ministério.

Segundo dados oficiais, quatro bebês morreram depois de terem consumido leite em pó contaminado com melamina --substância química industrializada adicionada ilegalmente no leite para que parecesse ter mais proteínas-- em um dos maiores escândalos sanitários da indústria alimentícia da China.

Nestlé envolvida

O governo de Hong Kong também informou neste domingo que seus testes de controle indicaram a presença de melamina em leite da marca Nestlé, produzido na China.

O governo declarou em um comunicado que a substância foi encontrada no leite de marca Dairy Farm, da Nestlé, usado para o gado. Segundo a nota, o leite foi produzido por uma subsidiária da companhia na cidade costeira de Qingdao.

Segundo o governo, os testes apontaram uma pequena porcentagem de melamina, que não implica em um risco sério para a saúde. No entanto, o comunicado recomenda que o leite não seja usado para alimentar bebês.

Cerca de 53 mil bebês são hospitalizados por leite adulterado na China.

Fazendeiros chineses em Wuhan, na província de Hubei, jogam fora leite fresco em protesto à demanda provocada pelo escândalo do leite adulterado, que já levou 53 mil bebês ao hospital.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir