Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2008

Primavera começa com previsão de estação chuvosa e quente
Conhecida como Estação das Flores, a primavera chega trazendo mudanças no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do país
Primavera começa com previsão de estação chuvosa e quente
Foto: Elza Fiuza/ABr

Colaboração para a Folha Online
A primavera começou às 12h44 (horário de Brasília) desta segunda-feira e deverá ser chuvosa e quente na maior parte do Brasil. A estação representa um período de transição entre os meses mais secos do ano (inverno) e os mais quentes e úmidos (verão).

A partir deste mês de setembro, os dias passam a ter mais horas de sol devido à maior incidência de energia solar em relação aos meses anteriores. Por causa dessa maior incidência, as temperaturas deverão aumentar de forma significativa nos próximos três meses.

"Apesar do calor, o tempo deverá permanecer úmido, pois choverá bastante", disse o meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

As chuvas deverão ser mais intensas e mais freqüentes a partir de outubro. Em alguns casos, serão acompanhadas por raios, vendavais e granizo, de acordo com a previsão.

A amplitude térmica -- diferença entre a temperatura mínima e a máxima-- deverá ser acentuada nos dias da primavera, principalmente dias antes da chegada de frentes frias. "A tendência é de que quando uma frente fria passar nos dias quentes ocorra chuvas. Essas chuvas ajudam a diminuir a temperatura", afirma Villela.

O aumento das chuvas é considerado normal neste período. Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a incidência de chuvas deverá se manter na média da estação.

A primavera termina no dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

Primavera começa com previsão de estação chuvosa e quente.

Conhecida como Estação das Flores, a primavera chega trazendo mudanças no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do país. A nova estação começa hoje e vai até 21 de dezembro.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir