Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-09-2008

Ativista político de Mianmar é libertado depois de 19 anos
Win Tin, 78, poeta e editor que permaneceu preso 19 anos e era o dissidente há mais tempo encarcerado em Mianmar, foi libertado ontem (23) junto com outros 9.000 presos políticos.
Ativista político de Mianmar é libertado depois de 19 anos
Foto: AFP

Foi libertado nesta terça-feira o jornalista e ativista político U Win Tin, 79, depois de passar 19 anos preso sob ordens da junta militar que governa Mianmar. Win Tin foi anistiado junto com outros 9.002 prisioneiros pouco antes do aniversário de um ano dos protestos de monges budistas pela redemocratização do país.

Win Tin foi preso em julho de 1989 e condenado a 20 anos de prisão por distribuir propaganda e incentivar a luta contra o governo militar. Um ano antes, ele havia ajudado a fundar o partido de oposição Liga Nacional pela Democracia (LND), de Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz.

Em 1990, Mianmar (então Birmânia) promoveu as primeiras eleições livres depois de quatro décadas de ditadura. A oposicionista Suu Kyi venceu, mas a votação foi anulada pelos militares, que iniciaram uma repressão a dissidentes com prisões em massa. Suu Kyi passou os últimos 12 anos presa, a maior parte do tempo em casa.

m Win Tin, ao menos outros sete prisioneiros políticos foram libertados hoje, segundo a Anistia Internacional. A organização humanitária estima que existam ainda 2.100 presos políticos em Mianmar. Ao sair da cadeia, Win Tin disse em Yangun que continuaria lutando pela democracia. "Eu estarei feliz apenas quando todos os prisioneiros políticos, incluindo Aung San Suu Kyi, forem libertados", disse.

Em ato de protesto, ele continuou vestido com os trajes azul-claro do presídio de Insein e prometeu lutar por mais liberdade em Mianmar. Em março de 1996, sua sentença havia sido aumentada em sete anos por ter denunciado às Nações Unidas as condições da prisão e distribuído panfletos contra o governo na cadeia.

ternacionais temiam que Win Tin pudesse morrer na prisão, sob suspeita de estar gravemente doente. No tempo que esteve encarcerado, ele teve dois ataques cardíacos e foi operado da hérnia, além de sofrer de pressão alta, diabetes e inflamação da coluna, segundo ONGs. Ao sair da cadeia hoje, Win Tin aparentava estar bem de saúde. "Eu estou ok, eu estou muito bem", disse.

Grupos de direitos humanos celebraram a libertação de Win Tin. "Nós estamos imensamente aliviados por ele ter sido finalmente libertado", disse em comunicado a organização Repórteres Sem Fronteiras. "É um momento histórico", acrescentou. A Anistia Internacional considerou a libertação dos prisioneiros "a melhor notícia que veio de Mianmar em um longo tempo", mas disse em comunicado que "ainda há muitos, muitos mais que deveriam ser libertados".

Para analistas, a decisão de libertar Win Tin junto com outros milhares de prisioneiros foi uma tentativa da junta militar de amenizar as críticas que recebeu nos últimos doze meses. As Nações Unidas estimam que 31 pessoas foram mortas quando o Exército de Mianmar atacou um protesto pacífico de monges budistas por maiores liberdades nos dias 26 e 27 de setembro do ano passado.

Ativista político de Mianmar é libertado depois de 19 anos preso

Win Tin, 78, poeta e editor que permaneceu preso 19 anos e era o dissidente há mais tempo encarcerado em Mianmar, foi libertado ontem (23) junto com outros 9.000 presos políticos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir