Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 25-09-2008

Arqueólogos descobrem cabeça de estátua de Ramsés 2º no Nilo
Arqueólogos encontram busto do faraó Ramsés 2º, que reinou no Egito entre 1279 a.C. e 1213 a.C.
Arqueólogos descobrem cabeça de estátua de Ramsés 2º no Nilo
Foto: Supremo Conselho de Antiguidades (Egito)/AFP Photo

CAIRO, 24 Set 2008 (AFP) - Uma equipe de arqueólogos encontrou a cabeça de uma estátua de Ramsés 2º no delta do Nilo, região ao norte do Egito, anunciou o ministro da Cultura, Faruk Hosni, nesta quarta-feira (24), acrescentando que a descoberta pode levar a um importante templo do faraó.

A peça de granito vermelho, que fazia parte de uma estátua real colossal, apareceu durante escavações arqueológicas na zona de Tell Basta, sítio que fica 80km ao norte do Cairo, de acordo com a nota divulgada.

"A cabeça mede 76 cm de altura, o nariz está quebrado e falta a barba postiça que usava no passado", acrescentou o chefe das Antigüidades egípcias, Zahi Hawass.

"A descoberta é importante porque pode indicar que as pessoas que escavam estão perto das ruínas de um templo muito importante de Ramsés 2º nessa área", completou.

A região de Tell Basta é objeto de um plano de desenvolvimento de grande envergadura, que inclui um museu em construção, segundo o governo egípcio. A múmia de Ramsés 2º (19ª dinastia, século 13 a.C.) está exposta no Museu Nacional do Cairo.

Arqueólogos descobrem cabeça de estátua de Ramsés 2º no Nilo.

Arqueólogos encontram busto do faraó Ramsés 2º, que reinou no Egito entre 1279 a.C. e 1213 a.C.; a peça, de granito vermelho, foi localizada no delta do Nilo e pode ajudar os estudiosos a descobrir o local onde as ruínas do templo do faraó estão soterradas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir