Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2008

ONG denuncia repressão em Mianmar no aniversário de protestos
Diante da embaixada de Mianmar, em Manila, Filipinas, ativista queima incenso durante manifestação para lembrar o primeiro ano da Revolução Açafrão
ONG denuncia repressão em Mianmar no aniversário de protestos
Foto: John Javellana/Reuters

da Efe, em Bancoc
A ONG de direitos humanos HRW (Human Rights Watch) denunciou que o regime militar de Mianmar (ex-Birmânia) continua reprimindo a população um ano após os protestos a favor da democracia esmagados pelo Exército.

"A comunidade internacional deveria cobrar mais responsabilidade do governo birmanês pela brutal repressão contra os monges, ativistas e civis que protestaram em setembro de 2007", declarou a ONG em comunicado.

A subdiretora da HRW na Ásia, Elaine Pearson, ressaltou que os governantes birmaneses responderam com "violência e desprezo" às ânsias democráticas dos cidadãos, e acrescentou que "embora alguns ativistas políticos tenham sido libertados, outros continuam sendo detidos e milhares permanecem nas prisões".

No dia 26 de setembro de 2007, milhares de pessoas saíram às ruas para exigir reformas democráticas da Junta Militar, no maior levante popular desde 1988.

O regime reconheceu 15 mortos na repressão dos protestos de 2007, mas a ONU diz que mais de 30 morreram, enquanto a oposição calcula cerca de 200 mortes seis mil detidos, entre eles várias centenas de monges budistas.

ONG denuncia repressão em Mianmar no aniversário de protestos.

Diante da embaixada de Mianmar, em Manila, Filipinas, ativista queima incenso durante manifestação para lembrar o primeiro ano da Revolução Açafrão, que foi uma série de protestos de monges budistas contra o governo de Mianmar deflagrada em 2007.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir