Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Tufão Hagupit deixa ao menos 25 mortos em passagem pelo Vietnã
Casas na cidade de Lang Son, no Vietnã, são submersas por enchente causada pelo tufão Hagupit
Tufão Hagupit deixa ao menos 25 mortos em passagem pelo Vietnã
Foto: VNA/AFP

colaboração para a Folha Online

Ao menos 25 pessoas morreram na região norte do Vietnã, por causa das intensas chuvas provocadas pelo tufão Hagupit. O número deve aumentar com as informações vindas de vilas isoladas pelas inundações, informaram as autoridades de desastre, neste sábado.

Outras sete pessoas estão desaparecidas e 20 estão feridas pelas inundações causadas pelo tufão, informaram as autoridades locais.

Na Província mais atingida, Son La, ao menos oito pessoas morreram e quatro estão desaparecidas, informou Nguyen Van Loan, autoridade de desastres. Duas pessoas foram esmagadas quando suas casas desabaram com as fortes correntezas, informou Loan.

Ele informou que o número de mortos na Província pode ser ainda maior quando o acesso e a comunicação forem restaurados em vilas que ficaram isoladas pelas chuvas.

Equipes de resgate, que incluem soldados e policiais, foram mobilizados para realizar as buscas pelos desaparecidos, disse autoridade provincial, Cam Pan.

Tempestades e deslizamentos de terras mataram ao menos oito pessoas na Província de Lang Son, incluindo um menino de 9 anos e sua irmã de 2 anos que morreram durante o desabamento de sua casa, disse Bui Thanh, autoridade que cuida de desastres na Província.

Na Província de Bac Giang, cinco pessoas morreram e outra está desaparecida, informou Quach Minh Tuyen.

Já na Província de Quang Ninh, outras duas pessoas morreram no desabamento de suas casas e outras duas foram levadas pelas correntezas.

A intensidade das chuvas já diminuiu nas Províncias afetadas e o nível das águas começou a diminuir, informou a agência de notícias Xinhua.

As chuvas afetaram várias Províncias ao norte da capital do Vietnã desde a quinta-feira (25), com centenas de casas alagadas e milhares de hectares de arrozais e outras plantações inundadas nas províncias de Bac Kan, Hung Ien, e Bac Giang.

O tufão provocou cortes na rede de energia elétrica, além de prejudicar o transporte, as telecomunicações e causar danos a plantações e infra-estruturas, informa agência de notícias vietnamita.

O tufão Hagupit chegou ao país após passagem pelas Filipinas --onde pelo menos 10 pessoas morreram-- Taiwan e Hong Kong. Hagupit chegou ao sudeste da Província de Guangdong, na China, na quarta-feira (24) onde deixou dez mortos e forçou a retirada de mais de 28 mil pessoas antes de enfraquecer para uma tempestade tropical.

Com Associated Press e Efe

Tufão Hagupit deixa ao menos 25 mortos em passagem pelo Vietnã.

Casas na cidade de Lang Son, no Vietnã, são submersas por enchente causada pelo tufão Hagupit. A tempestade deixou ao menos 25 mortos em sua passagem pelo país.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir