Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Perfil do migrante muda na Grande São Paulo
Felippo Ferrantelli, que nasceu no Caribe, é um exemplo do novo perfil do migrante que mora na Grande São Paulo
Perfil do migrante muda na Grande São Paulo
Foto: Alex Almeida/Folha Imagem

da Folha Online

O perfil dos migrantes que se mudam para a Grande São Paulo é diferente de 20 anos atrás, revela estudo feito por pesquisadores da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e publicado na edição deste domingo da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Os nordestinos ainda têm o título de maior grupo migrante que se fixa na região, embora tenha sofrido uma queda acentuada no período. Pela primeira vez nas últimas décadas, os nordestinos deixaram de representar mais da metade das pessoas recém-chegadas à região metropolitana --entre os períodos de 1988/ 1989 e 2006/2007, o número de migrantes provenientes da região Nordeste caiu de 59,4% para 49,1%.

Com isso, aumentou em São Paulo o número de pessoas vindas do interior do Estado ou de outros países, mostra reportagem assinada por Ricardo Westin e Antônio Gois. "São Paulo não é mais tão atraente para os nordestinos. E, dos que vêm, muitos ficam pouco tempo aqui e voltam logo em seguida para seus locais de origem", diz Valmir Aranha, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

De acordo com o levantamento, o segundo maior grupo é de migrantes do interior do Estado de São Paulo. A presença de pessoas vindas do exterior também é alta. No final dos anos 80, a Grande São Paulo recebeu perto de 12 mil pessoas (1,3% do total); mais recentemente, no período 2006/ 2007, ganhou cerca de 26 mil estrangeiros (4%), mostra a reportagem.

Assine a Folha.

Perfil do migrante muda na Grande São Paulo.

Felippo Ferrantelli, que nasceu no Caribe, é um exemplo do novo perfil do migrante que mora na Grande São Paulo. Segundo a Fundação Seade, este perfil é diferente de 20 anos atrás.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir