Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Tufão obriga a retirada de milhares de pessoas na China
Homem tenta proteger filha contra onda provocada pelo tufão Jangmi, na ilha de Dongtou, na província de Zhejiang, China
Tufão obriga a retirada de milhares de pessoas na China
Foto: China Daily/Reuters

da Efe, em Pequim
Mais de 460 mil pessoas foram retiradas das províncias de Fujian e Zhejiang (China) devido à chegada do tufão Jangmi. Previsões citadas pela agência Xinhua mostram que o fenômeno está a 210 quilômetros ao sudeste de Zhejiang.

O Observatório Nacional de Meteorologia da China lançou um alerta advertindo da proximidade do Jangmi. Nesta segunda-feira o tufão continuará se movimentando a uma velocidade de 15 km/h a 20 km/h em direção à parte continental da China.

Na província de Fujian, situada em frente à ilha de Taiwan, as autoridades decidiram retirar 267 mil pessoas que vivem na zona litorânea e obrigaram a amarrar 51 mil navios que trabalhavam na região. Em Zhejiang, cerca de 200 mil pessoas foram desalojadas e 25 mil embarcações foram levadas para os portos.

No fim de semana, o tufão Hagupit causou inundações e deslizamentos que deixaram ao menos 50 mortos no Vietnã e Tailândia, além de destruir milhares de casas e inundar campos agrícolas.

No Vietnã, o número de mortes causadas pelo tufão subiu para 32, além de cinco pessoas que continuam desaparecidas.

Milhares de casas foram levadas pelas inundações ou destruídas pelas fortes chuvas e deslizamentos de terras no norte do país, informou o Comitê de Tempestades e Prevenção de Enchentes.

Hagupit deixou pelo menos oito mortos nas Filipinas e outros três na China, onde causou a "tempestade do século".

Tufão obriga a retirada de milhares de pessoas na China.

Homem tenta proteger filha contra onda provocada pelo tufão Jangmi, na ilha de Dongtou, na província de Zhejiang, China. Mais de 460 mil pessoas foram retiradas das províncias de Fujian e Zhejiang (China) devido à chegada do tufão.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir