Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2008

Cadbury retira chocolates de lojas em Hong Kong
Chocolates da marca Cadbury s�o fotografados em supermercado de Pequim
Cadbury retira chocolates de lojas em Hong Kong
Foto: Greg Baker/AP

A empresa fabricante de confeitos Cadbury decidiu retirar 11 produtos das lojas em Hong Kong nesta segunda-feira, como medida de precau��o por causa do leite contaminado por melamina.

A subsidi�ria do grupo brit�nico na �sia-Pac�fico afirmou que os produtos - entre eles chocolates, balas e doces feitos especialmente para o Ano Novo chin�s - foram produzidos na f�brica da Cadbury em Pequim e distribu�dos em Hong Kong.

O Centro de Seguran�a Alimentar da regi�o publicou um an�ncio sobre a retirada e alertou o p�blico para n�o consumir os produtos especificados pela empresa, mas n�o afirmou se os chocolates e doces estariam de fato contaminados.

A retirada dos produtos da Cadbury � a mais recente medida tomada por empresas da ind�stria aliment�cia chinesa desde que veio � tona o esc�ndalo do leite em p� adulterado que contaminou mais de 53 mil crian�as e matou quatro.

O leite foi contaminado com melamina, uma subst�ncia usada na fabrica��o de pl�stico que foi adicionada a latic�nios para fazer os n�veis de prote�na parecerem mais altos do que realmente s�o.

Contamina��o
A Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS) fez um alerta para que cinco pa�ses recolham imediatamente o leite em p� importado da China.

Em alguns pa�ses, produtos fabricados na China foram retirados das prateleiras. O regulador de seguran�a alimentar do Canad� recomendou o recolhimento das balas White Rabbit, e em Cingapura as autoridades disseram ter encontrado melamina em amostras do produto importado da China.

O governo das Filipinas tamb�m retirou os produtos chineses das prateleiras e a Uni�o Europ�ia est� banindo importa��es de alimentos infantis chineses que contenham tra�os de leite.

Segundo os especialistas, consumir pequenas quantidades da subst�ncia n�o faz mal � sa�de, mas a ingest�o prolongada pode causar pedras nos rins e insufici�ncia renal, especialmente entre os mais jovens.

Cadbury retira chocolates de lojas em Hong Kong.

Chocolates da marca Cadbury s�o fotografados em supermercado de Pequim. A marca brit�nica divulgou uma nota afirmando que testes "colocaram em d�vida a integridade de uma gama de nossos produtos manufaturados na China", devido ao leite contaminado por melanina. Onze produtos da marca devem ser retirados das prateleiras de Hong Kong.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir