Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2008

China prende 22 envolvidos em escândalo do leite contaminado
Funcionário chinês verifica o leite fresco em uma estação de coleta de leite em Chengdu, sudoeste da China
China prende 22 envolvidos em escândalo do leite contaminado
Foto: AP

da Associated Press, em Pequim
A polícia chinesa realizou nesta segunda-feira operações de busca e prisão em fazendas de produção de leite no norte da China. Foram detidas 22 pessoas acusadas de envolvimento em uma rede que produzia, vendia e adicionava produtos químicos ao leite, informou a mídia estatal chinesa nesta segunda-feira.

A polícia da Província de Hebei apreendeu mais de 220 quilos de melamina nas buscas, declarou a agência de notícias estatal Xinhua. As autoridades descobriram que a melamina era produzida em plantas escondidas no subsolo das fazendas e vendida para companhias do setor lácteo, informava a matéria.

Melamina é a substância química no centro do escândalo do leite contaminado, que deixou quatro crianças mortas e levou outras 54 mil a serem hospitalizadas, em quase um mês.

Autoridades dizem que os fornecedores de leite acrescentaram melamina ilegalmente ao produto porque a substância aumentava o nível de proteína do produto

O escândalo surgiu este mês, quando autoridades chinesas denunciaram que o leite em pó da companhia Sanlu estava causando pedra nos rins de bebês. Testes realizados mais tarde identificaram a presença tóxica da melamina em produtos que variavam de iogurte a doces.

Vários países recolheram ou proibiram itens de suas prateleiras que continham traços do leite chinês. As autoridades chinesas já tinham prendido ao menos 18 pessoas por suspeita de envolvimento com o escândalo.

China prende 22 envolvidos em escândalo do leite contaminado.

Funcionário chinês verifica o leite fresco em uma estação de coleta de leite em Chengdu, sudoeste da China. A marca de chocolate Cadbury se tornou a mais recente companhia estrangeira a ser atingida pelo escândalo do leite estragado da China; 22 pessoas acusadas de envolvimento em uma rede que produzia, vendia e adicionava produtos químicos ao leite foram presas na China.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir