Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2008

Manifestação do Greenpeace provoca caos no trânsito de Bueno
Dois membros do Greenpeace escalam o obelisco de Buenos Aires, cartão postal da capital argentina, para cobrar uma nova política de recolhimento do lixo na cidade
Manifestação do Greenpeace provoca caos no trânsito de Bueno
Foto: Enrique Marcarian/Reuters

da Folha Online
Uma manifestação realizada por dois ativistas do Greenpeace provocou transtornos no trânsito no centro de Buenos Aires na manhã desta terça-feira. Os ativistas escalaram o Obelisco --considerado o cartão-postal da capital argentina-- para exigir aos legisladores que aprovem o projeto de "lixo zero". A polícia e os bombeiros tiveram de tirar os manifestantes à força, segundo o jornal argentino "Clarín".

Vários curiosos se juntaram ao redor do Obelisco --localizado no encontro da avenida 9 de Julio com Corrientes-- aguardando o desenlace da manifestação. Ainda de acordo com o "Clarín", os funcionários retiraram os ativistas, que estavam a 25 metros de altura, a partir de uma grua.

A manifestação foi prejudicial aos motoristas, já que a operação demandou a interrupção parcial do trânsito nas avenidas 9 de Julho e Corrientes, o conseqüente desvio e grande demora para andar poucos metros em pleno horário de pico.

A ação dos ativistas começou bem cedo, pouco depois das 5h. "Colocamos um cartaz sem que ninguém soubesse", contou Gonzalo Girolami, chefe de imprensa da organização, ao Clarín.com. Ele também tentou eximir o Greenpeace de responsabilidade pelo caos no trânsito: "Não interrompemos o trânsito, foi a polícia", afirmou.

Com o cartaz colocado no monumento com a frase "Governo da cidade de Buenos Aires, primeiro em contaminação. Lixo zero já!", o Greenpeace tentava chamar a atenção dos legisladores argentinos que amanhã analisarão projetos para o tratamento do lixo e para que ele não seja contaminante.

Manifestação do Greenpeace provoca caos no trânsito de Buenos Aires.

Dois membros do Greenpeace escalam o obelisco de Buenos Aires, cartão postal da capital argentina, para cobrar uma nova política de recolhimento do lixo na cidade. Eles alegam que o lixo recolhido é o principal causador da poluição nos subúrbios e pedem que ele seja separado e reciclado, como forma de diminuir o montante de mais de cinco toneladas de material descartado que são queimadas diariamente nos aterros da cidade.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir