Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-10-2008

Vices fazem debate a presidente dos EUA
Sarah Palin e Joe Biden fizeram mais ataques de que McCain e Obama
Vices fazem debate a presidente dos EUA

Ao contr�rio dos candidatos � Presid�ncia dos Estados Unidos, que foram contidos nos ataques durante o primeiro debate eleitoral, na �ltima semana, os candidatos a vice, discutiram de forma mais objetiva e agressiva no �nico encontro entre eles antes da elei��o de 4 de novembro. Joe Biden e Sarah Palin debateram temas variados durante os 93 minutos de perguntas e respostas, desde economia e energia at� pol�tica externa. E n�o faltaram ataques a Barack Obama, John McCain e mesmo George W. Bush e Dick Cheney.

A discuss�o entre a republicana Sarah Palin e o democrata Joe Biden chamou a aten��o do eleitorado americano por conta da presen�a da "outsider" governadora do Alasca. � poss�vel que o duelo entre o normalmente "verborr�gico" Biden e a at� ent�o "blindada" Palin tenha atra�do mais telespectadores do que o debate da semana passada entre os cabe�as de chapa, marcado pelo equil�brio e pela discuss�o sobre a crise econ�mica.

O debate foi mediado pela jornalista Gwen Ifill, que � negra e est� escrevendo um livro que tem material sobre Obama. Depois de desmentir acusa��es de conservadores de que poderia agir de forma parcial, ela tentou ser objetiva. A atua��o do democrata, entretanto, acabou interrompendo o fluxo da discuss�o em alguns pontos e deu a impress�o de que ele teve mais vezes direito � �ltima palavra em alguns temas.

O candidato democrata come�ou um pouco mais t�mido, parecendo sem voz, mas ao longo do debate ganhou confian�a e se imp�s em muitos momentos, tentando mostrar experi�ncia e confian�a. A governadora do Alasca, por outro lado, se mostrou insegura em rela��o a alguns assuntos e pareceu fugir de algumas perguntas, voltando para temas que preferia. Ela buscou se aproximar dos telespectadores e eleitores, se mostrando como uma pessoa normal, que compreende os problemas pelos quais eles passam, e fugindo da "pol�tica tradicional" de Washington.

Ataques

Foi logo na primeira pergunta que os dois come�aram a atacar a campanha advers�ria. Biden come�ou, lembrando da frase de John McCain, uma semana antes de a crise financeira piorar, de que as bases da economia estavam s�lidas. Palin respondeu que ele se referia � for�a de trabalho do pa�s, que realmente � forte, e tamb�m atacou. Ela disse que Obama era um pol�tico de partido, que votava sempre com os democratas, e que n�o pode fazer um governo bi-partid�rio, como John McCain pretende.

Desde ent�o, quase todas as respostas dos dois candidatos inclu�am ataques ao candidato advers�rio a presidente. Biden foi ainda mais longe, e atacou o governo do presidente Bush e do seu vice, Cheney. Segundo Palin, a base da campanha democrata � apontar para o atual governo como culpado por todos os problemas do pa�s.

Os dois candidatos, entretanto, pareceram preferir poupar um ao outro, e focaram todos os ataques nos "cabe�as de chave". Ao final do encontro, os dois se cumprimentaram dizendo ter sido um prazer poderem finalmente se conhecer.

Discuss�o

Assim como no encontro entre Obama e McCain, a primeira pergunta foi sobre a economia. A mediadora perguntou se a decis�o do Congresso de votar contra o pacote econ�mico proposto pelo governo era uma demonstra��o do melhor ou o pior de Washington. Os dois candidatos atacaram o mercado financeiro e disseram ter alertado a respeito dos riscos da crise.

Depois disso, eles passaram a falar sobre or�amento, quest�es relacionada � produ��o de energia, ambiente e direitos civis, com os dois defendendo os direitos dos casais homossexuais, mas se negando a aceitar o casamento propriamente dito de pessoas do mesmo sexo.

Eles responderam ainda quest�es sobre pol�tica externa, incluindo a defesa de Israel, a amea�a de Ir� e Paquist�o e as propostas para lidar com o conflito no Afeganist�o.

Vices fazem debate a presidente dos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir