Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-10-2008

Ensaio: Federação protesta contra filme com Julianne Moore
Ensaio: Federação protesta contra filme com Julianne Moore
Ensaio: Federação protesta contra filme com Julianne Moore
Foto: Estrelando

Com estréia nos EUA marcada para esta sexta-feira, dia três, o novo filme com a atriz Julianne Moore, Ensaio Sobre a Cegueira, pode ser vetado nos cinemas norte-americanos.

É que a Federação Nacional dos Cegos (NFB) conferiu previamente o longa baseado na obra de Saramago e considerou a produção muito ofensiva. Para eles, a película mostra os deficientes visuais como pessoas depravadas.

- O filme mostra os cegos como monstros e eu acredito que isso é uma mentira. A deficiência visual não transforma pessoas decentes em monstros, reclamou o presidente da federação, Marc Maurer.

Contrário a exibição do filme, Marc incentivou os membros da NFB a protestarem em frente a 75 salas de cinema de 21 estados norte-americanos no dia da estréia.

Sobre os protestos, a Miramax, produtora do longa, se mostrou triste com a posição da Federação e defendeu o trabalho do diretor Fernando Meirelles:

- Ele trabalhou para preservar as intenções e ressonâncias do aclamado livro que é uma corajosa parábola sobre o triunfo do espírito humano quando a civilização entra em colapso.

Ensaio Sobre a Cegueira mostra o caos provocado por uma epidemia que deixa toda população de uma cidade cega, com exceção da esposa de um médico, personagem vivida pela atriz Julienne Moore.

Ensaio: Federação protesta contra filme com Julianne Moore.

Fonte: Estrelando
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir