Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-10-2008

BCs mundiais cortaram juros para estancar sangria dos mercad
Bovespa diminui perdas na esteira da bolsa dos EUA BCs mundiais cortaram juros para estancar sangria dos mercados
BCs mundiais cortaram juros para estancar sangria dos mercad
Foto: http://www.oguiariobranco.com.br

Depois de cair mais de 6% em meia hora de negocia��o, a Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) reduz as perdas nesta quarta-feira (8), de olho nas medidas anticrise anunciadas no exterior. �s 10h44, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, registrava baixa de 1,31% aos 39.616 pontos.

A bolsa paulista segue a recupera��o dos mercados norte-americanos, onde o Dow Jones registra leve alta, de 0,12%.

As a��es tomadas no exterior para conter a sangria dos mercados financeiros ajudam a conter as perdas nos mercados mundiais. Em uma a��o conjunta, bancos centrais de v�rios pa�ses anunciaram cortes em suas taxas de juros, em uma tentativa de conter a desacelera��o da economia mundial, afetada pela crise financeira.

A a��o repercutiu bem na Europa, onde as bolsas ca�am cerca de 5% no momento do an�ncio. Depois disso, elas passaram a oscilar pequenas altas e pequenas quedas. O otimismo, no entanto, durou pouco e as quedas voltaram a se intensificar.

Na Inglaterra, o avan�o da crise sobre os bancos fez o governo anunciar um pacote de 50 bilh�es de libras esterlinas em socorro �s institui��es. O plano servir� para comprar a��es nos principais bancos do pa�s, que sofreram fortes quedas na ter�a-feira, chegando cerca de 40% no caso do Royal Bank of Scotland (RBS). Com a compra das a��es, os bancos ser�o parcialmente nacionalizados.

Na �sia, onde os mercados fecharam antes do corte global de juros, o temor de uma recess�o mundial dominou os neg�cios. O �ndice Nikkei da Bolsa de T�quio fechou em baixa de 9,37%. Foi a maior queda di�ria desde 1987, quando baixou 14,9%. A pontua��o desta quarta, inferior a 10.000, ficou no menor n�vel desde junho de 2003.

Em Seul, o �ndice Kospi teve queda de 5,81%. A Bolsa de Xangai fechou com perdas de 3,4%. Em Jacarta, o preg�o foi encerrado quando a bolsa operava em baixa de 10,38%. J� em Hong Kong, o �ndice Hang Seng recuou 5.5%

Na ter�a-feira, a Bovespa fechou em queda, em mais um dia de nervosismo e volatilidade no mercado financeiro. A desvaloriza��o no ano j� passou de 37%.

Principal �ndice da bolsa paulista, o Ibovespa terminou o preg�o em queda de 4,66%, aos 40.139 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 5,27 bilh�es.

O n�mero de pontos - que mede o valor de mercado das empresas que comp�em o Ibovespa - recuou ao menor valor desde 1� de novembro de 2006, de acordo com dados estat�sticos da BM&FBovespa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir