Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-10-2008

Em Brasília, José Serra diz que Banco Central foi muito lento
O presidente Lula recebeu nesta quarta o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra Dilma Rousseff em seu gabinete no Palácio do Planalto
Em Brasília, José Serra diz que Banco Central foi muito lento
Foto: Alan Marques/Folha Imagem

Piero Locatelli

O governador de São Paulo, José Serra, afirmou hoje no Palácio do Planalto, onde foi encontrar o presidente Lula, que o Banco Central foi muito lento em agir contra a atual crise financeira. O tucano também criticou a política cambial brasileira. "[O BC] foi muito imprudente esse ano quando elevou os juros pras nuvens e mega-valorizou o câmbio."

Apesar das críticas, Serra se mostrou otimista com a saída da crise. "Eu não acho que é a crise final do capitalismo, muito menos no Brasil. A gente consegue sair dessa situação crítica, atuando com prudência antecipando os acontecimentos. Tanto do ponto de vista monetário quanto do ponto de vista fiscal."

O governador, citando o escritor russo Tolstoi, também disse que a solução do Brasil para a crise não deve ser a mesma de outros países que passam por situação semelhante. "O Tolstoi, no Anna Karenina, fala que todas as famílias felizes se parecem e todas as famílias infelizes são diferentes. Quando a economia vai bem ela é igual em todos os paises. Quando tem crise ela é diferente em cada lugar. Então não há uma receita geral para ser adotada no caso de cada pais. E o Brasil tem que olhar o seu lado."

Em Brasília, José Serra diz que Banco Central foi muito lento.

O presidente Lula recebeu nesta quarta o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra Dilma Rousseff em seu gabinete no Palácio do Planalto. Serra disse que Banco Central foi muito lento em agir contra a atual crise financeira.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir