Categoria Moda  Noticia Atualizada em 09-10-2008

Exposição percorre fotografia de moda desde 1920
Mostra em Berlim reúne mais de 250 trabalhos de 66 fotógrafos.
Exposição percorre fotografia de moda desde 1920
Foto: BBC

Uma exposição em Berlim documenta o desenvolvimento da fotografia de moda, dando uma panorâmica das várias fases do gênero, desde seu princípio, nos anos 1920, até os dias de hoje.

A mostra Fashion, em cartaz até o dia 15 de novembro na galeria Camera Work, reúne mais de 250 trabalhos de 66 artistas, abrangendo desde os primeiros ensaios, passando pelas composições sofisticadas do americano Edward Steichen, os trabalhos experimentais de Man Ray, obras de ícones como o Helmut Newton e Peter Lindbergh, até os fantasiosos ensaios de Tim Walker.

Também não faltam retratos das beldades que ajudam a fazer a história da foto de moda, como Cindy Crawford, Gisele Bündchen e Claudia Schiffer.

Os trabalhos do designer têxtil e fotógrafo francês Adolphe Braun, realizados ainda no século 19, foram precursores para o desenvolvimento desta arte.

Entretanto, as bases para a fotografia de moda moderna foram lançadas por nomes como Adolf de Meyer, Edward Steichen e George Hoyningen-Huene, artistas que contribuíram para as primeiras publicações especializadas, como a Vogue, e são hoje considerados os verdadeiros fundadores do gênero.

Lançada em 1892, a revista Vogue deu um impulso decisivo para a divulgação mundial da moda por meio da fotografia e até hoje é um dos periódicos mais influentes especializados no gênero.

Desenvolvimento

A partir dos anos 1940, modelos e fotógrafos começam a virar estrelas. Nos anos 1950, o cinema americano influenciou a moda, servindo de inspiração aos ensaios.

Já na década de 1980, a moda estampada nas revistas ganha um toque de erotismo mais forte. Os 1990 viram o surgimento das primeiras top models.

A exposição ainda mostra como, aos poucos, as roupas foram deixando de ser o ponto central, servindo cada vez mais como acessórios para a arte fotográfica.

Essa mudança pode ser sentida nos trabalhos dos fotógrafos Horst P. Horst e Irving Penn, nos quais os figurinos vão ficando em segundo plano, enquanto as formas, a produção estética e o estilo das encenações se tornam cada vez mais rebuscados.

Exposição percorre fotografia de moda desde 1920
Mostra em Berlim reúne mais de 250 trabalhos de 66 fotógrafos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir