Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-10-2008

Vereador mais votado em SP faz propaganda irregular
O cartaz estava exposto at� ontem � noite; nesta quinta estava dobrado, mas seguia no local.
Vereador mais votado em SP faz propaganda irregular
Foto: Maur�cio Ara�jo/UOL

Gabriela Sylos e Guilherme Balza

Passados quatro dias das elei��es municipais, uma propaganda eleitoral irregular permanece encostada em um poste da avenida Heitor Penteado, ao lado do metr� da Vila Madalena, zona oeste de S�o Paulo. No cartaz est� estampado o rosto do vereador eleito com o maior n�mero de votos na capital: Gabriel Chalita, do PSDB. Ele recebeu 102.048 votos.

O cartaz est� no local ao menos desde a �ltima sexta-feira (3). A Lei Eleitoral, baseada no artigo 37, da lei n� 9.504 de 1997, afirma que � vedada a "veicula��o de propaganda de qualquer natureza, inclusive picha��o, inscri��o a tinta, fixa��o de placas, estandartes, faixas e assemelhados" em postes de ilumina��o p�blica e sinaliza��o de tr�fego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de �nibus e outros equipamentos urbanos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de S�o Paulo (TRE-SP), a puni��o s� pode ser aplicada se algum cidad�o informar a Justi�a Eleitoral da propaganda irregular. A den�ncia � encaminhada ao Ju�zo Eleitoral, que pode at� instaurar processo, com penas que variam de R$ 2 mil a R$ 53.205,00.

At� a noite da �ltima quarta-feira (8), o cartaz, preso a dois cavaletes, estava aberto, expondo o n�mero e a foto de Chalita. Nesta quinta-feira (9), �s 11h30, o cartaz estava dobrado, mas continuava apoiado no poste.

Diferente de candidatos que fizeram propaganda por meio de cabos eleitorais, o que � permitido pela Lei Eleitoral, Chalita deixou seu cartaz "desacompanhado" na rua.

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunica��o de Gabriel Chalita informou que o coordenador da �rea de propaganda da campanha do candidato eleito - o �nico que poderia dar uma resposta sobre o ocorrido - est� em viagem e n�o pode falar sobre o assunto.

Mais tarde, a assessora direta do agora vereador informou que Chalita est� fora do Estado, mas j� contatou a empresa respons�vel por controlar as propagandas e o cartaz j� foi retirado. A assessora explica que "no contrato estava acertado que algu�m ficaria ao lado do cartaz" e completou que o vereador "n�o compactua com a propaganda irregular".

Vereador mais votado em SP faz propaganda irregular; cartaz permanece no mesmo local h� seis dias.

Quatro dias depois das elei��es municipais, uma propaganda eleitoral irregular de Gabriel Chalita, o vereador mais votado de S�o Paulo, permanece encostada em um poste ao lado do metr� da Vila Madalena, zona oeste da cidade. O cartaz estava exposto at� ontem � noite; nesta quinta estava dobrado, mas seguia no local.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir