Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-10-2008

1º debate entre Paes (PMDB) e Gabeira (PV) é marcado por ironias
Primeiro debate do segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro foi marcado por indiretas entre os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB)
1º debate entre Paes (PMDB) e Gabeira (PV) é marcado por ironias
Foto: Felipe O Neill/CPDoc JB

Juliana Castro

O primeiro debate do 2º turno das eleições municipais do Rio de Janeiro foi marcado por indiretas entre os candidatos Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), no auditório do jornal "O Globo" nesta quinta-feira (9).

Em meio a perguntas sobre os mais variados temas, Gabeira e Paes ironizavam os respectivos apoios políticos recebidos no 2º turno. Em um questionamento sobre saúde, o candidato do PV disse que vai "tirar o melhor dos médicos" e que "caracterizar os profissionais da saúde como vagabundos não é correto". A declaração foi uma alfinetada no padrinho político de Paes, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que chamou os médicos que faltam a plantões de vagabundos.

Gabeira, que não poupou críticas ao governador, disse ainda que uma vez Cabral o chamou de Fernando Collor. Gabeira lembrou que foi candidato na eleição presidencial em que Collor foi eleito. "O governador que não conhece a história contemporânea do país é um problema", declarou.

Uma das perguntas do debate foi sobre o que cada candidato tem de diferente do outro. O peemedebista disse que "ao longo do processo eleitoral, buscou temas que tivessem impacto na vida das pessoas". Já Gabeira, jogou outra indireta para Paes. "A minha campanha não sujou a cidade. Essa é a diferença", declarou. "Ele (Paes) encheu a cidade de cartazes, inclusive em lugares inadequados", completou.

O candidato do PMDB também falou em tom de ironia quando Gabeira disse que não dará cargos políticos em troca de apoio. Paes afirmou que não tem vergonha de falar quem o apóia. "O critério de nomeação será competência", informou o peemedebista, explicando que políticos de sua base aliada poderão ter cargos. Depois, Paes ironizou. "Gabeira não aceita nomeação, mas nomeia", disse. Segundo o peemedebista, Gabeira apoiou Cesar Maia nas últimas eleições para prefeitura e indicou o secretário de Urbanismo. Paes lembrou ainda que o vice de Gabeira é do PSDB, partido que compõe a aliança do PV.

Paes criticou ainda o fato de Gabeira ter recebido o apoio do prefeito do Rio, Cesar Maia, depois que Solange Amaral (DEM), candidata que era apoiada por Maia, saiu da disputa. "O prefeito Cesar Maia tomou a posição de me apoiar sem que eu o procurasse", explicou Gabeira.

Outra ironia veio quando o assunto era dengue. Gabeira disse que uma de suas propostas é utilizar um avião para fotografar as áreas mais críticas do município para agir com rapidez onde há focos de Aedes aegypti. O peemedebista respondeu: "As medidas que eu vou tomar não vão intensificar tanto o tráfego aéreo".

Na seqüência do debate, o candidato do PV perguntou se o peemedebista trataria o servidor público como o Estado trata. Paes disse que o Rio passou por uma desestruturação da máquina pública. Gabeira interrompeu. "Mas os governos [do Estado] eram do PMDB", ironizou.

Gabeira também se defendeu das acusações de que não teria experiência administrativa para ser prefeito do Rio. "O senhor me acusa de não ter experiência administrativa, se esquecendo que seus modelos não tinham experiência administrativa e hoje são elogiados", criticou Gabeira, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador Sérgio Cabral.

Propostas para saúde

Os candidatos aproveitaram o debate para mostrar suas propostas ao auditório composto por cerca de 400 pessoas. A saúde foi o tema que abriu o debate."Temos que estabelecer prioridades. Deixar de gastar com umas coisas e gastar com outras", disse Paes.

Gabeira tentou quebrar o argumento do peemedebista que diz que deve haver integração entre todas as esferas do governo para melhorar o setor. "A gestão mais inteligente ajuda e muito a saúde em Curitiba, que é do PSDB. Então, não pensemos que o governo federal não vai mandar dinheiro se a prefeitura é da oposição", afirmou.

Bilhete Único

Os dois candidatos prometeram criar bilhete único para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade. "É possível fazer bilhete único sem subsídios. Eu não vou subsidiar empresa de ônibus", afirmou o peemedebista.

Gabeira disse que vai procurar prefeitos da Região Metropolitana para implantar o bilhete único."Já me comuniquei com os prefeitos de Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti. Não resolvemos essa questão sem uma articulação metropolitana", disse.

Cultura

A cultura foi outro tema do debate. "Queremos criar uma interface entre a cultura e o turismo. Eu pretendo descentralizar também um pouco a produção cultural", declarou Gabeira, informando que pretende utilizar as lonas culturais para resgatar a cultura no município.

Eduardo Paes disse que também quer aliar a cultura ao turismo para incentivar a atividade econômica. "É necessário que a cidade tenha um calendário de eventos. Nós teremos 12 grandes eventos culturais durante o ano", disse.

Primeiro ato como prefeito

Os candidatos também responderam à questão "qual será seu primeiro ato como prefeito?". "Vou fazer uma reunião com o secretariado para definir prioridades: calçadas, luz, poda de árvores", informou Gabeira, explicando que o carioca sentirá imediatamente as mudanças na cidade. Paes disse que vai agir na saúde. "Vou me reunir com o secretário de Saúde para começar a trabalhar".

1º debate entre Paes (PMDB) e Gabeira (PV) é marcado por ironias.

Primeiro debate do segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro foi marcado por indiretas entre os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB) no auditório do jornal "O Globo", nesta quinta-feira.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir