Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-10-2008

Ex-presidente da Finlândia leva Nobel da Paz 2008
O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari fala em conferência de imprensa em Helsinki
Ex-presidente da Finlândia leva Nobel da Paz 2008
Foto: Markku Ulander/Lehtikuva/Reuters

da Folha Online

O ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari foi premiado nesta sexta-feira com o prêmio Nobel da Paz de 2008. O Comitê Nobel de Oslo (Noruega) escolheu o finlandês por sua luta de mediação em conflitos internacionais.

Ahtisaari, 71, foi premiado "por seus importantes esforços, em vários continentes e durante mais de três décadas, para solucionar os conflitos internacionais", declarou em Oslo o presidente do Comitê Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.

Nascido em 1937, Ahtisaari atuou como professor, embaixador e subsecretário da ONU até 1991. Foi eleito presidente da Finlândia em 1994.

Entre seus principais feitos como mediador estão a mediação no Kosovo e o acordo de paz de 2005 entre o governo da Indonésia e os rebeldes da província de Aceh. No Kosovo, ele atuou como enviado especial da ONU para propor um plano de estabilização do país em meio a conflitos entre sérvios e albaneses.

Desde a intervenção armada da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em 1999, a chamada Guerra de Kosovo, a província está sob administração da ONU (Organização das Nações Unidas). Kosovo declarou sua independência unilateralmente em fevereiro deste ano.

Escolhido entre 197 candidatos, Ahtisaari vai receber um prêmio de dez milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão).

Ele desbancou favoritos, entre os quais estavam dois dissidentes chineses --Hu Jia
e Gao Zhisheng; Morgan Tsvangirai, líder do partido opositor do Zimbábue; Ingrid Betancourt, ex-refém das Farc; Lidia Yusupova, conhecida por suas duras críticas à censura do Kremlin sobre a imprensa e a violações aos direitos humanos na Tchetchênia; Thich Quang Do, monge que luta pela liberdade religiosa e pela democracia no Vietnã; e Bulambo Lembelembe Josué, pastor do Congo.

Os candidatos ao Nobel da Paz são indicados por instituições filantrópicas, universidades, governos, pessoas que já foram premiadas ou pelos próprios membros do comitê. O comitê só revela quem mandou as cartas com indicações e os indicados depois de 50 anos. Todos os anos, instituições humanitárias, analistas e governos fazem suas apostas em prováveis ganhadores.

No ano passado, os ganhadores foram o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o indiano Rajendra Pachauri.

O prêmio foi entregue após uma cerimônia no dia do aniversário de morte do fundador da premiação, Alfred Nobel. O Nobel da Paz é tradicionalmente o mais esperado dessa prestigiosa rodada de prêmios, e o único divulgado e que é entregue em Oslo, em vez de Estocolmo, como acontece com os restantes.

O sexto e último Nobel do ano é o de Economia, que será entregue na próxima segunda-feira (13).

Ex-presidente da Finlândia leva Nobel da Paz 2008.

O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari fala em conferência de imprensa em Helsinki. Ele foi premiado nesta sexta-feira com o prêmio Nobel da Paz de 2008, por sua carreira de mediação em conflitos internacionais.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir