Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 10-10-2008

Programa promete deixar pessoas mais bonitas em fotos automaticamente
� esquerda, a imagem original. � direita, mulher ganha "sorriso" e queixo mais arredondado.
Programa promete deixar pessoas mais bonitas em fotos automaticamente
Foto: Divulga��o

Cientistas israelenses acreditam ter encontrado a "f�rmula m�gica" da beleza, e a transformaram em um programa de computador capaz de alterar o rosto das pessoas em fotografias automaticamente para deix�-lo mais atraente.

A "m�quina da beleza", batizada pelos desenvolvedores de software da Universidade de Tel-Aviv de "Digital Face Beautification Engine", foi feita bom base em uma pesquisa feita com homens e mulheres de Israel e da Alemanha, que foram convidados a comparar fotos.

Imagens da mesma pessoa, mas com pequenas altera��es, eram apresentadas aos entrevistados, que deviam apontar qual era a mais atraente.

As respostas se transformaram em um algoritmo envolvendo 234 medidas diferentes do rosto, inclu�ndo o tamanho dos l�bios, a dist�ncia entre os olhos, o formato do queixo, entre outros.

O algoritmo faz com que o computador saiba identificar, em cada fotografia, quais as altera��es poss�veis para deixar aquele rosto mais pr�ximo do considerado "atraente".

"Na pr�tica, � uma quest�o de geometria", explica Tommer Leyvand, um dos criadores do programa, em entrevista ao "New York Times". O programa, ele explica, n�o faz retoques para alterar tons de pele ou retirar rugas e sinais da face, como os softwares normalmente utilizados nas revistas de moda.

As mudan�as feitas pelo programa s�o sutis, mas Leyvand diz que a maioria das pessoas prefere as fotos alteradas, quando perguntadas sobre qual imagem � mais atraente.

"Nosso objetivo � tamb�m mostrar como � f�cil manipular imagens, e como s�o insignificantes as diferen�as entre pessoas consideradas "sexy" e aquelas chamadas de "feias"", diz.

Programa promete deixar pessoas mais bonitas em fotos automaticamente
Software altera automaticamente propor��es dos rostos em imagens.
Programa foi feito com base em pesquisa conduzida em Israel.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir