Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Lula Apoia Marta em SP
A reuni�o atrasou em uma hora porque Lula estava gravando um v�deo de apoio a Eduardo Paes (PMDB)
Lula Apoia Marta em SP
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem

Rodrigo Bertolotto

Em encontro com l�deres evang�licos em S�o Paulo, nesta sexta-feira (10), o presidente Luiz In�cio Lula da Silva pediu que os fi�is n�o retribu�ssem contra Marta Suplicy (PT) o "preconceito que sofrem".

Diante de uma plat�ia de cerca de 50 pastores de diversas denomina��es protestantes, o presidente disse que "ningu�m sofreu mais preconceito" que ele mesmo. "Ningu�m tem mais horas nas costas de preconceito do que eu. Agora quem est� sofrendo preconceito � a Marta, � uma campanha de preconceito. E justamente pelo que ela fez de bom pela cidade."

No evento, parte da agenda de campanha de Marta nesta sexta, Lula citou diversas vezes "Deus" ao fazer discurso em prol da petista. Um dos pastores agradeceu ao presidente por ter implementado a Bolsa Fam�lia, que teria "ampliado a arrecada��o de d�zimos".

"Juntos [Marta e ele], vamos trabalhar por todos que acreditam que existe um ser superior", disse Lula. "Todo mundo � filho de Deus, mas Ele olha para os que mais precisam. Assim tem que ser o pol�tico. N�o pode governar s� para as avenidas Paulista e Faria Lima."

O presidente voltou a evocar "a presen�a divina" ao comentar a crise dos mercados financeiros. "Com a gra�a de Deus, at� agora a crise n�o chegou no Brasil. Vamos enfrentar a bicha [a crise] como ela merece ser enfrentada", disse. E declarou ainda que "Deus deve estar morando por aqui" para explicar a descoberta de grandes reservas de petr�leo na costa nacional.

A reuni�o atrasou em uma hora porque Lula estava gravando um v�deo de apoio a Eduardo Paes (PMDB) na corrida pela prefeitura carioca contra Fernando Gabeira (PV), atendendo a pedido do governador S�rgio Cabral. Tudo aconteceu em um hotel cinco estrelas do Brooklyn, bairro nobre de S�o Paulo, onde o presidente participou de almo�o com executivos brasileiros e norte-americanos.

Lula aproveitou a passagem pelo hotel para entrar na campanha de segundo turno de Marta e gravar o v�deo para Paes. Inicialmente, a id�ia do comit� martista era que Lula participasse de um com�cio no s�bado, mas o presidente ficar� em Bras�lia e se preparar� para viagem oficial ao exterior.

Ou seja, o t�o esperado com�cio para alavancar a ex-prefeita, que est� 17 pontos atr�s do rival Gilberto Kassab (DEM) nas pesquisas de opini�o, s� poderia acontecer na reta final, poucos dias antes da elei��o de 26 de outubro.

Em sal�o encarpetado e de ar condicionado, Lula mostrou seu apoio a Marta. De manh�, em Bras�lia, em entrevista coletiva a jornalistas de portais de Internet, Lula afirmara que s� participaria da campanha de Marta, mas a grava��o de apoio a Paes mostrou que sua imagem n�o ser� s� utilizada em S�o Paulo.

Saia justa

Durante o encontro, que reuniu cerca de 50 l�deres de diversas denomina��es protestantes, a candidata foi interrompida por um pastor que se queixava da lei que criminaliza a homofobia - que tiraria, dos evang�licos, "liberdade de express�o".

O pastor tamb�m contestou um processo que Marta moveu contra um radialista da Assembl�ia de Deus. Ela se explicou dizendo que o processo foi encerrado depois de o radialista ter se desculpado por se referir a ela com palavras de "baixo cal�o".

Outros evang�licos se queixavam da lei de uni�o est�vel, que foi proposta por Marta quando era deputada federal. "N�o somos contra o homossexual, que amparamos em nossas igrejas. Somos contra o homossexualismo", disse o reverendo presbiteriano Josias Reis, ligado ao PT Estadual.

A maioria dos evang�licos disse que veio ouvir o presidente, mais do que demostrar apoio a Marta. "Fomos convidados e n�o pod�amos perder a alegria de estar com o presidente", afirmou o pastor batista Valdo Rom�o.

Com a agenda lotada (tinha que estar em Bras�lia �s 20h para jantar comemorativo dos 200 anos do Banco do Brasil), Lula ouviu os depoimentos dos pastores e at� brincou com um mais exaltado: "Com essa garganta tinha que ser o nosso apresentador."

Outros protestantes anunciaram apoio a Marta, afirmando que oravam por sua elei��o e tentariam convencer seus fi�is.

Promessas

A candidata disse que, se eleita, voltar� a autorizar a Marcha para Jesus na avenida Paulista - o evento foi transferido para Santana durante a gest�o Serra-Kassab.

Marta tamb�m ouviu, dos pastores, queixas referentes �s leis do plano Cidade Limpa, que restringiu tamanhos de placas e outdoors nas fachadas das igrejas - e Psiu, que limita barulho na cidade.

"Essa gest�o est� perseguindo os evang�licos", criticou o pastor Jos� Dinarte, da igreja Catedral da Ben��o.

A candidata prometeu flexibilizar a restri��o �s propagandas no caso de institui��es religiosas e disse que "falta di�logo com os evang�licos" no caso da restri��o ao barulho. "Igreja n�o � a�ougue ou supermercado. � preciso uma identifica��o diferenciada para as institui��es religiosas", declarou a candidata, que terminou seu discurso com um "louvado seja Deus", bem no modelito evang�lico.

Lula diz que evang�licos n�o devem "retribuir preconceito" e pede votos para Marta.

Em encontro com l�deres evang�licos em S�o Paulo, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva disse que "ningu�m", mais que ele, "foi v�tima de preconceito" e pediu: "N�o retribuam com mais preconceito esse preconceito que voc�s tamb�m sofrem", em alus�o � candidata Marta Suplicy (PT), declaradamente favor�vel a reivindica��es dos homossexuais.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir