Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Sarkozy e Merkel inauguram monumento a Charles de Gaulle
Manifestantes sa�dam o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alem�, Angela Merkel, durante inaugura��o de monumento ao general Charles de Gaulle
Sarkozy e Merkel inauguram monumento a Charles de Gaulle
Foto: Reuters

Paris, 11 out (EFE).- O presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alem�, Angela Merkel, inauguraram hoje um monumento ao general Charles de Gaulle, fundador da Quinta Rep�blica Francesa, antes de come�ar uma reuni�o na qual abordar�o a crise financeira.

Sarkozy e Merkel chegaram pouco antes das 12h local � regi�o de Colombey-les-Deux-�glises, norte da Fran�a, onde o ex-presidente franc�s morreu em 1970, para inaugurar um monumento constru�do parcialmente dentro de uma colina em homenagem a De Gaulle.

A homenagem ao general � concedida 50 anos ap�s uma reuni�o hist�rica, mantida na localidade pelo pr�prio De Gaulle e pelo chanceler alem�o Konrad Adenauer, que selou a reconcilia��o entre os dois pa�ses ap�s a Segunda Guerra Mundial.

Os atos de hoje em Colombey-les-Deux-�glises servir�o de refer�ncia para a reuni�o de trabalho que deve ser realizada ap�s um almo�o por Sarkozy e Merkel, que participar�o amanh�, em Paris, de uma c�pula europ�ia extraordin�ria para tentar encontrar uma solu��o para a crise financeira mundial.

A princ�pio prevista para preparar a reuni�o do Conselho Europeu dos pr�ximos dias 15 e 16, em Bruxelas, a convoca��o - em car�ter de urg�ncia - de uma reuni�o dos m�ximos respons�veis dos 15 pa�ses europeus que t�m o euro como moeda comum sofreu uma mudan�a nos planos iniciais.

Paris, como sugeriu hoje a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, calcula que uma das propostas que os l�deres do grupo europeu poderiam adotar no domingo seria a de permitir uma maior interven��o p�blica nos bancos.

Berlim, como antecipou em Washington o presidente do Bundesbank (autoridade monet�ria alem�), Axel Weber, n�o exclui mais algum tipo de interven��o nos bancos, depois que as autoridades alem�s criticaram medidas semelhantes adotadas pelo Reino Unido.

Sarkozy e Merkel inauguram monumento a Charles de Gaulle na Fran�a.

Manifestantes sa�dam o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alem�, Angela Merkel, durante inaugura��o de monumento ao general Charles de Gaulle, fundador da Quinta Rep�blica Francesa, antes de come�ar uma reuni�o na qual abordar�o a crise financeira.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir