Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Bush diz que crise precisa de resposta global séria
George W. Bush, disse que todos concordam que é necessária uma "resposta global séria" à crise financeira.
Bush diz que crise precisa de resposta global séria
Foto: AP

Em um breve discurso realizado na manhã deste sábado em Washington após uma reunião com os ministros das Finanças dos países do G7 (o grupo dos sete países mais ricos do mundo), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que todos concordam que é necessária uma "resposta global séria" à crise financeira.

"Todos nós reconhecemos que esta é uma séria crise global e por isso precisa de uma resposta global séria para o bem de nossas populações", afirmou Bush.

O presidente acrescentou que todos estão determinados a "continuar os grandes esforços para levar suas economias de volta ao caminho da estabilidade e do crescimento de longo prazo".

De acordo com Bush, os Estados Unidos têm um papel especial a desempenhar na liderança da resposta à crise, por isso ele convocou a reunião deste sábado com os ministros das finanças na Casa Branca.

"E é por isso que o nosso governo vai continuar utilizando todos os instrumentos à disposição para resolver a crise", explicou o presidente americano.

Intervenção americana A reunião com Bush vem após um encontro nesta sexta-feira dos ministros das Finanças do G7 com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson.

Após a reunião, Paulson disse que que o governo americano irá comprar ações de bancos.

'Estamos desenvolvendo estratégias para usar a autoridade de comprar e garantir bens hipotecários e de comprar ações em instituições financeiras, consideradas necessárias para promover a estabilidade do mercado financeiro', afirmou Paulson. Muitos analistas já diziam que a guinada intervencionista do governo dos Estados Unidos representaria o fim do modelo americano de capitalismo, marcado pela não-intervenção estatal e pela plena liberdade do mercado. A ação anunciada nesta sexta-feira por Paulson leva ainda mais longe a intervenção do Estado americano no sistema financeiro do país. É a primeira vez que o governo dos Estados Unidos anuncia uma medida dessa natureza desde a Grande Depressão. Papel do G7 Além de anunciar um aprofundamento da recente guinada intervencionista americana, Paulson frisou também o papel dos demais países para conter a atual crise. O secretário do Tesouro afirmou ainda que o G7 está comprometido a encontrar soluções coletivas para garantir a estabilidade financeira global e resgatar a saúde da economia mundial. 'Os eventos recentes mostraram que a turbulência dos mercados é um evento global', afirmou Paulson.

O secretário do Tesouro acrescentou que os países do G7 estão buscando um plano internacional e abrangente de regulamentação do sistema financeiro. Plano de ação do G7 O G7 lançou nesta sexta um comunicado com cinco pontos de ação.

Entre eles o de 'usar todas as ferramentas possíveis para apoiar sistematicamente importantes instituições financeiras e impedir suas falências' e 'tomar todos os passos para garantir que bancos e outras instituições financeiras tenham pleno acesso à liquidez e ao financiamento'. O grupo dos países ricos também destacou a necessidade de 'garantir que os bancos de nações diversas possam, quando necessário, levantar capital de fontes públicas, bem como privadas'. O quarto ponto de ação foi o de 'assegurar que as garantias dos depósitos sejam robustas e consistentes". O último ponto foi de se comprometer 'a tomar medidas, quando apropriado, para reativar os mercados secundários de hipotecas, e outros ativos titularizados'.

Bush diz que crise precisa de "resposta global séria".

Em um breve discurso realizado em Washington após uma reunião com os ministros das Finanças dos países do G7 (o grupo dos sete países mais ricos do mundo), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que todos concordam que é necessária uma "resposta global séria" à crise financeira.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir