Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Tempestade provoca o naufrágio de dois cargueiros
Embarcação de bandeira liberiana se parte em dois pedaços depois de encalhar em rochas de Punta de Europa, em Gibraltar.
Tempestade provoca o naufrágio de dois cargueiros
Foto: EFE

MADRI, 11 Out 2008 (AFP) - Dois cargueiros de bandeira liberiana naufragaram na madrugada de sexta-feira no litoral sul da Espanha, perto do estreito de Gibraltar, destacou neste sábado o organismo espanhol de resgate marítimo à AFP.

O navio "Fedra", que afundou perto da colônia britânica de Gibraltar, "se partiu em dois hoje pela manhã", disse uma porta-voz de Salvamento Marítimo, sob anonimato.

"Os 31 membros da tripulação já haviam sido retirados quando o navio se partiu em dois", indicou, acrescentando que por enquanto não foram detectados rastros de poluição na área.

No entanto, a imprensa divulgou vários testemunhos sobre a presença de uma "grade mancha branca" no local onde o barco afundou.

O outro navio, o "Tawe", naufragou na mesma área da baía de Algeciras, mas em águas espanholas e, neste caso, foi constatado um pequeno vazamento de combustível, disse a porta-voz.

Os 21 membros da tripulação, que estão em boas condições de saúde, ficaram a bordo do navio porque o capitão não solicitou a evacuação, explicou a porta-voz de Salvamento Marítimo à AFP.

A tempestade que cai sobre esta região causou diversos transtornos no funcionamento do porto de Algeciras, que teve de ser fechado, obrigando dois navios de transporte de passageiros, procedentes da cidade marroquina de Tanger e do encrave espanhol de Ceuta (ao norte de Marrocos), a aguardar no mar.

Os dois barcos conseguiram desembarcar seus quase 1.200 passageiros (no total), porém com atraso de duas horas, esclareceu à AFP a Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA).

Tempestade provoca o naufrágio de dois cargueiros perto de Gibraltar.

Embarcação de bandeira liberiana se parte em dois pedaços depois de encalhar em rochas de Punta de Europa, em Gibraltar.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir