Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Após terremoto, legislativas têm grande comparecimento
Após terremoto que deixou pelo menos 13 mortos, a população da Tchechênia comparece para votar pelas eleições do Parlamento Regional, neste domingo
Após terremoto, legislativas têm grande comparecimento
Foto: EFE

da Efe, em Moscou
colaboração para a Folha Online
Quase a metade dos cidadãos com direito a voto foram às urnas nas cinco primeiras horas da jornada eleitoral das eleições legislativas que acontecem hoje na república russa da Tchetchênia. As eleições ocorrem um dia após um terremoto que deixou ao menos 13 mortos e destruiu dezenas de prédios.

"Segundo dados das 13h (6h de Brasília), já tinham votado 46,25% dos eleitores, mais ou menos a mesma porcentagem que tinha votado nas eleições à Duma (Parlamento russo) em março de 2008", disse Ismail Baikhanov, presidente da Comissão Eleitoral, acrescentando que não houve relatos de incidentes ou infrações à legislação eleitoral.

Neste sábado, após o terremoto de intensidade 5,9 graus na escala Richter, o presidente pediu que os cidadãos não esquecessem das eleições. "Elas precisam seguir adiante como um evento feliz para todos os moradores da Tchetchênia", disse o presidente Ramzan Kadyrov, em comunicado.

Todos os colégios eleitorais abriram pontualmente às 8h (1h de Brasília) para as eleições ao Parlamento regional, informou a Comissão Eleitoral.

Baikhanov disse ainda, citado pela agência de notícias Interfax, que há um total de 437 colégios eleitorais e mais de 591 mil eleitores convocados às urnas.

O pleito legislativo na Tchetchênia tem caráter extraordinário, porque o Parlamento bicameral, cujo mandato expirava em 2009, foi dissolvido em 27 de junho devido a modificações na Constituição e nas leis eleitorais da república.

O novo Legislativo da Tchetchênia terá apenas uma câmara, que será formada por 41 deputados.

Após terremoto, legislativas têm grande comparecimento na Tchetchênia.

Após terremoto que deixou pelo menos 13 mortos, a população da Tchechênia comparece para votar pelas eleições do Parlamento Regional, neste domingo.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir