Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Prato é fotografado na dieta do flash!
Segundo pesquisa, tirar foto das refeições faz pessoas comerem menos.Especialistas alertam que a prática pode aumentar a ansiedade.
Prato é fotografado na dieta do flash!

Depois da dieta da sopa, da proteína, do abacaxi, da lua e de dezenas de outras, agora é a vez da dieta flash: antes de levar qualquer coisa à boca, é necessário fotografar. O resultado da dieta vai depender do efeito que essa fotografia vai causar em você.
A dieta flash pode até parecer piada, mas uma pesquisa americana, publicada em uma revista científica, afirma que fotografar os alimentos antes das refeições realmente faz as pessoas comerem menos.

O curioso é que bem antes da pesquisa ser publicada, cinco anos atrás, aqui no Brasil, a advogada Larissa Bertani já usava esse método. "Eu estava com quase 100 quilos e tomei uma decisão de mudar minha vida e emagrecer. Eu criei um blog, onde eu contava meu processo de emagrecimento. Como eu gosto muito de fotografia, eu passei a fotografar os meus pratos. Comecei a perceber que isso dava certo, estava surtindo efeito em mim, estava comendo melhor e emagrecendo. Perdi 44 quilos em 3 anos", conta Larissa. Para ver e opinar sobre o que Larissa come, o blog recebe 4 mil visitas por dia. A dieta se alastrou pelo mundo virtual. A estudante Zuleica Cabral, de Campina Grande, na Paraíba, é uma delas. "Eu vi que ela conseguiu. Ela emagreceu bastante e eu decidi: vou fazer um blog pra mim, vou postar e vou ver no que dá", diz Zuleica, que perdeu cinco quilos em um mês.

Já a auxiliar administrativa Cilene Mansini, de São Paulo, emagreceu cinco quilos em um ano. E mudou sua alimentação. "Eu vi que meu prato foi diminuindo pela metade".

Com Caroline Schneider, de Curitiba, o resultado foi ainda mais impressionante: "Eu pesava 122 quilos e hoje eu estou pesando 63. Foram 63 quilos em 7 meses", diz. "Eu comia umas sete mil calorias por dia. Acredito que quando eu comecei a fotografar eu pude ter uma noção mais real do que eu estava comendo", afirma.

Mas não basta fotografar. Tem que ter platéia. Toda vez que Cilene coloca uma foto no blog várias pessoas entram e dão opinião, participam da dieta.

Opinião de especialistas
"Não há evidências de que fotografar vai ser eficaz na perda de peso", afirmou o endocrinologista Amélio Godoy. Ele alerta que a prática pode aumentar a ansiedade de quem faz dieta.

Para a nutricionista Laura Breves, com a fotografia a pessoa tem mais noção de suas escolhas e poderá fazer uma avaliação. "Será que eu poderia ter comido menos batata frita? Será que era necessário esse chocolate nessa quantidade? Comer é automático, às vezes você não se lembra do que comeu de manhã", diz.

Até a troca de experiências entre os blogs de emagrecimento exige cautela, na a opinião de Godoy. "Os grupos de ajuda podem ser interessantes via internet, via contato pessoal.o problema é que tem que ser vigiado de alguma maneira para evitar comportamentos anormais, ou práticas erradas de alimentação."

Prato é fotografado na dieta do flash!
Segundo pesquisa, tirar foto das refeições faz pessoas comerem menos.Especialistas alertam que a prática pode aumentar a ansiedade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir