Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-10-2008

FERROUS: O BEM OU O MAL
Está vindo uma avalanche de empresas siderúrgicas para o sul do Estado
FERROUS: O BEM OU O MAL

Está vindo uma avalanche de empresas siderúrgicas para o sul do Estado. Em Anchieta vem uma de um simpático chinês que nada respondeu na sua primeira e única reportagem aos jornais A Tribuna e A Gazeta quando questionado sobre o impacto ambiental, entre outras.

Desembarcaram na praia de Marobá, em Presidente Kennedy, europeus endinheirados e fizeram a fortuna de alguns e compraram as terras que vai da praia local até a divisa na foz do Rio Itabapoana. São, 12 milhões de metros quadrados numa área de turismo e beleza preservada. Está no projeto a construção de 3 usinas de pelotização, 1 mineroduto de 400 km, e um porto com o dobro do calado do porto de Vitória, que vai permitir a atracação de navios de até 300 mil toneladas. Como indaga a amiga Juliana Zinke num Fórum pela internet: Bom para a região? Para o "desenvolvimento"? Emprego para os nossos?

...E a natureza? E o impacto social e econômico para a região? E o meio ambiente? Como fica o turismo focado nas belezas naturais, nas paisagens marinhas, nos rios, nos mangues, e nas lagoas, e a faixa litorânea que são consideradas as mais preservadas do país.

A Ferrous tem de abrir um fórum de discussão para que esses e outros pontos sejam esclarecidos, para a grande população que vai impactar com essa instalação. O governo do Estado ainda não mobilizou nessa questão a população. Presidente Kennedy, já deu amostra de que mesmo com milhões de royalties do petróleo o município continua na penúria social. A população local vive com os menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado e do país, se dividir-mos a renda por seus habitantes. As centenas de sitiantes e pequenos agricultores penam com a seca e, por exemplo, não tem acesso a medidas locais como a irrigação subsidiada para suas lavouras que geraria renda e não pobreza e destruição. Quanto a isso PK, tem a menor área de cobertura vegetal do Estado e nada foi feito para minimizar esse flagelo.

Espero que essa onda desenvolvimentista não torne nossa região uma replica do que está sendo Macaé, mesmo crescendo os índices de primeiro mundo o município é o segundo no Brasil em violência. Vamos nos mobilizar é importante para todos.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir