Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-10-2008

Alunos do DJM Visitam Festa da Polenta
Cerca de quarenta e oito alunos da EEEFM " Domingos José Martins", visitaram nesse domingo a Festa da Polenta
Alunos do DJM Visitam Festa da Polenta
Festa da Polenta. (Foto: José Rubens Brumana)

Cerca de quarenta e oito alunos da EEEFM " Domingos José Martins", visitaram nesse domingo a Festa da Polenta que acontece a trinta anos em Venda Nova dos Imigrantes.

Dentro do projeto "Conhecendo o Espírito Santo" e apoiado pela Secretária de Educação de Marataízes, Márcia Leonardo e da diretora Heloisa Valli Bittencourt, os alunos se encantaram com a grandiosidade da festa que conta a força e a história da colonização italiana no Estado.

São apresentadas danças folclóricas, pratos típicos, artesanatos, destacando a polenta acompanhado com macarrão, queijo assado, carne moída, galinha e lingüiça.

O ponto alto do dia foi a Tombada da Polenta, feita numa panela de ferro gigante que entrou para o livro de recordes como a maior no mundo. São cerca de três toneladas de polenta. O público vibra quando, com ajuda de catracas, a polenta é entornada num tacho gigante. Além da polenta o local é palmilhado com a história dos imigrantes italianos, como a Casa das Nonna, onde patriarcas fazem seus tricôs e crochês e vestidos com trajes típicos pousam para fotos. Tem também forno a lenha com bolos e pães saborosos, artesanato local, entre outras. Todos são simpáticos e voluntários e sentem orgulho de suas tradições.

A excursão passou pelo município Domingos Martins, onde os alunos visitaram a Casa da Cultura, e puderam assistir a um vídeo contando um pouco da história do herói da Revolução Pernambucana de 1717, e nascido em Marataízes.

A diretora Heloisa Valli, que é descendente de italianos, ressaltou a importância desses passeios onde os estudantes vivenciam outras culturas e valores. "Nossos jovens estão desgarrados de uma cultura local e torna-se imperativo participar de eventos como esse onde são mostradas danças onde jovens de sua idade participa com orgulho de sua raiz histórica e cultural", comentou.

Participam desse projeto Conhecendo o Espírito Santo as professoras Gleice da Rocha Brumana, Angélica Estevão, Marília Pedrosa, Verônica Pontes e o professores José Rubens Brumana, e o professor conhecido por todos como Cal.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir