Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-10-2008

PEDAGOGIA DO CIDADíO ECUMÊNICO
A escola é imprescindível, mas não substitui o lar
PEDAGOGIA DO CIDADíO ECUMÊNICO


Paiva Netto


Por ocasião do Dia do Professor, 15 de outubro, trago algumas reflexões que apresentei ao corpo docente dos centros de ensino da Legião da Boa Vontade e que também foram divulgadas, em parte, no "Correio Braziliense", da capital do Brasil, em fevereiro de 2000, e na "Globalização do Amor Fraterno", mensagem da LBV especialmente dirigida aos participantes do High-Level Segment 2007, do Ecosoc (ONU), em Genebra, Suíça:

A escola é imprescindível, mas não substitui o lar. O Estado e a sociedade têm de, unidos, gerir soluções para que as famílias criem e eduquem dignamente os seus filhos, conforme publiquei na "Folha de S.Paulo", Brasil, em 27 de julho de 1986.

Ao entregar o Instituto de Educação da LBV à comunidade, resumi em poucas palavras sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se cérebro e coração. Trata-se da Pedagogia de Deus, que é Amor, a qual capacita o indivíduo para viver a cidadania ecumênica, firmada no exercício pleno da solidariedade espiritual, humana e social. Na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a Pedagogia do Amor, do Carinho e do Afeto, o espírito possui lugar preponderante na nossa lide. Entretanto, na preparação de jovens e adultos para a subsistência neste mundo material de tecnologia jamais vista — e, paradoxalmente, na atualidade, tão instável para os que labutam pelo futuro próprio —, devemos levar na mais alta consideração que os educandos têm de ser com eficiência qualificados para a exigente demanda do acirrado mercado de trabalho. E mais: de tal maneira que não persigam um caminho em que a profissão para a qual se aprontaram não mais exista ao fim do curso. É essencial, pois, receberem formação eficaz para que sejam arrojados, empreendedores, de modo que possam suplantar os fatos supervenientes que, a qualquer instante, desafiam a sociedade, assustando multidões. (...) De nada adiantarão, portanto – digamos para argumentar –, planejamentos audaciosos se não houver quem tenha sido devidamente instruído para desenvolvê-los. Por isso mesmo, cuida do espírito, reforma o ser humano, e tudo se transformará!

Inteligências múltiplas

A pedagoga Suelí Periotto me informa que, durante entrevista para o programa "Educação em Debate", da Super Rede Boa Vontade de Rádio, o conceituado professor, escritor e conferencista Celso Antunes, ao ser indagado sobre nossas ações educacionais, comentou: "A Boa Vontade se incorporou às minhas amizades, há muito tempo. (...) Tenho plena consciência do trabalho realizado por sua Fundação. Já estive várias vezes com vocês. Tive a oportunidade de ler toda a obra de Paiva Netto, que chegou às minhas mãos e, portanto, creio – atribuam ou não a esse objetivo o nome de inteligências múltiplas –, ele se integra plenamente dentro deste conceito, porque efetivamente nunca me pareceu que tenha sido uma preocupação de vocês o desenvolvimento exponencial daquele aluno que seria o ‘geniozinho’, mas a formação integral da pessoa. E por acreditar plenamente nessas linhas educativas é que reitero que não falo à Legião da Boa Vontade apenas como quem dá uma entrevista, mas como pessoa que realmente se sente identificada com a sua filosofia e a linha do seu trabalho".

Visita fraternal

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Rio Grande do Sul, dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia, esteve, no dia 15/9, nas dependências da Legião da Boa Vontade na capital gaúcha e no município de Glorinha/RS. O portal Boa Vontade (www.boavontade.com) trouxe detalhes da ilustre visita: "No Centro Comunitário e Educacional da LBV, em Porto Alegre, o dr. Claudio foi recebido pelo seu Coral Ecumênico Infantil, composto por meninos e meninas atendidos pelo Programa LBV — Criança: Futuro no Presente!. Ao chegar ao Lar e Parque Alziro Zarur, em Glorinha, o presidente da OAB conferiu o trabalho realizado com os guris e também com as crianças da comunidade. O visitante ficou muito satisfeito com o diferencial de educação aplicado em cada programa desenvolvido pela Instituição, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico: ‘Falo sobre isso com muita tranqüilidade, principalmente de alguém que foi criado dessa forma, pois meu saudoso pai era um educador. A educação conduz justamente à inclusão. Sempre que tivermos a educação com essa visão, e principalmente com a visão daquilo que presenciei hoje aqui na LBV, seguramente estaremos caminhando a passos largos para a correção dos equívocos que ainda temos na nossa sociedade. É um trabalho que deve servir de paradigma para outras entidades’".

Grato, prof. Celso e dr. Claudio. Suas palavras servem de grande incentivo para expandirmos cada vez mais esta linha educacional, que une à instrução excelente a vivência dos mais nobres sentimentos que o ser humano possa expressar em comunidade.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
[email protected]
www.boavontade.com


    Fonte: O Autor
 
Por:  José de Paiva Netto     |      Imprimir