Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2008

UE alerta usuários de MP3 para perigo de perda de audição
Mulher testa tocador de mp3 em feira, em Berlim, Alemanha (foto de 21 de agosto de 2007)
UE alerta usuários de MP3 para perigo de perda de audição
Foto: AFP

Bruxelas, 13 out (Lusa) - A Comissão Européia (braço executivo do bloco europeu) alertou nesta segunda-feira, em Bruxelas, que ouvir aparelhos de MP3 com volume alto durante períodos prolongados pode provocar "lesões auditivas permanentes".

Um parecer emitido pelo "Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados" mostra que 5% a 10% dos usuários de MP3 poderão perder a audição se o fizerem durante mais de uma hora por dia, todas as semanas, com o volume elevado, durante pelo menos cinco anos.

Os cientistas que elaboraram o estudo a pedido da Comissão Européia confirmam que "há motivo de preocupação", e Bruxelas vai agora "analisar" com os países membros e as partes interessadas quais medidas poderiam ser adotadas para proteger as crianças e os adolescentes da exposição ao ruído destes aparelhos.

"As descobertas científicas indicam um risco claro e temos de reagir rapidamente. Mais importante ainda, precisamos sensibilizar os consumidores e tornar esta informação do domínio público", frisou a comissária responsável pela Defesa do Consumidor, Meglena Kuneva.

O executivo comunitário aconselha aos usuários a tomar, desde já, "certas precauções muito práticas", como verificar se é possível fixar no aparelho um limite máximo para o volume, devendo ter o cuidado de não utilizá-lo durante períodos prolongados, para protegerem sua audição.

UE alerta usuários de MP3 para perigo de perda de audição.

Mulher testa tocador de mp3 em feira, em Berlim, Alemanha (foto de 21 de agosto de 2007). A União Européia alertou que ouvir aparelhos de MP3 com volume alto durante períodos prolongados pode provocar "lesões auditivas permanentes".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir