Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-10-2008

Ex-governador Leonel Brizola é declarado anistiado político
A comissão de anistia do Ministério da Justiça declarou nesta segunda o ex-governador Leonel Brizola como anistiado político.
Ex-governador Leonel Brizola é declarado anistiado político
Foto: Alan Marques/Arquivo Folha Imagem

A comissão de anistia do Ministério da Justiça declarou hoje (13) o ex-governador Leonel Brizola como anistiado político. O pedido foi feito pela viúva de Brizola, Marília Guilhermina Martins Pinheiro. Com isso, ela poderá solicitar que o cálculo da pensão paga pela Câmara dos Deputados leve em conta os dois anos de mandato em que o político ficou exilado.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Anistiados Políticos, Alexandrina Cristensen, o valor recebido por Maria Guilhermina que hoje é de cerca de R$ 2.000 poderá ficar em torno de R$ 6.000.

Brizola foi eleito deputado federal em 1962, mas só cumpriu dois anos do mandato, pois, em 1964, teve os direitos políticos cassados e foi exilado para o Uruguai. Com a decisão de hoje, a pensão da ex-companheira de Brizola poderá ser calculada com base nos quatro anos de mandato, e não nos dois primeiros, como é atualmente. Maria Guilhermina também deve solicitar à Previdência uma pensão pelos 15 anos em que Brizola ficou exilado.

De acordo com o presidente da comissão de anistia, Paulo Abrão Pires Junior, Guilhermina, que viveu 11 anos com Brizola, pediu apenas a declaração de anistiado, e não solicitou indenização. "Oficialmente, na data de hoje, o Estado brasileiro reconheceu que ela tem esses direitos. Agora caberá a ela exercê-los ou não", afirmou.

Segundo ele, a comissão ainda está avaliando os pedidos de indenização dos três filhos de Brizola. "Eles alegam que sofreram perseguição por parte do Estado e que têm direito a algum tipo de reparação econômica", disse o presidente.

Maria Guilhermina foi a companheira de Brizola depois do falecimento de sua esposa, Neusa Goulart, em 1993, com quem teve três filhos. Brizola morreu em 2004.

A portaria que declara Brizola anistiado político será assinada na próxima sexta-feira (17), em Porto Alegre, durante um evento em homenagem ao ex-governador.

Ex-governador Leonel Brizola é declarado anistiado político.

A comissão de anistia do Ministério da Justiça declarou nesta segunda o ex-governador Leonel Brizola como anistiado político.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir